Mensagem do

Presidente

O ano de 2019 deu início a um período de elaboração de novos programas de concessões de infraestrutura no país e de endereçamento de pendências setoriais, permitindo ao setor de rodovias vislumbrar uma trajetória promissora de crescimento. Internamente, foi um momento de realinhamento organizacional da Arteris, quando iniciamos uma transformação importante com o objetivo de dinamizar a empresa e torná-la mais enxuta, eficiente e assertiva. E, ao fim de 2019, registramos importantes resultados de eficiência operacional, redução de custos e segurança. Neste último item, embora o tema ainda exija vigilância e atuação permanente, já percebemos o reflexo do amadurecimento da cultura de segurança e comprometimento dos times.

Em 2020 fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19 e temos em mente que a perspectiva de solução dos desafios econômicos após essa crise dependerá dos investimentos em infraestrutura. Muitos serão os desafios adiante, mas temos a certeza de que os pilares construídos até agora serão importantes para seguirmos nosso percurso de geração de valor compartilhado.

Andre Dorf, presidente da Arteris

Principais
Investimentos

O ano de 2019 foi marcado por um intenso processo de transformação cultural, grande aposta para fazer da Arteris uma empresa cada vez mais eficiente e competitiva. Ao todo, foram destinados R$ 1,5 bilhão a intervenções de melhorias e manutenção, dos quais 64,4% foram executados nas concessionárias federais.

R$1,5 Bi
R$ 1,7 Bi
R$ 2,2 Bi

*A redução nos investimentos observada nos últimos anos é uma consequência natural de vários fatores: a finalização dos contratos de concessão da Vianorte e da Autovias em 2018 e 2019, respectivamente; o atingimento da maturidade das concessões federais, considerando que os principais investimentos contratuais já foram cumpridos, com destaque para a finalização das obras de duplicação da Serra do Cafezal, na Régis Bittencourt; e o replanejamento de algumas etapas das obras de duplicação da ViaPaulista.

Os principais destaques relacionam-se à aceleração das obras do Contorno de Florianópolis (trecho de espaço 34,4 km), à implantação da Área de Escape e reforma da ponte do Itajaí Mirim na Litoral Sul, às obras de implantação da Praça de Pedágio na SP 318 (P6-São Carlos) e início das obras de nove Bases do Sistema de Atendimento ao Usuário na ViaPaulista; às obras de duplicação na SP 191 (2 trechos entre km 49 e km 74) e duplicação na SP 147 (km 88 ao km 104) na Intervias; e às obras de implantação de viaduto vegetado e 15 passagens de fauna inferiores na Fluminense, entre outras.

Eficiência
nas operações

Iniciativas marcantes em 2019

Excelência na oferta de serviços e a identificação de projetos rentáveis

• Responsabilização pelo resultado
• Agilidade nas decisões
• Simplificação de processos

Foco no usuário: wi-fi SOS ViaPaulista

• Investimento de R$ 25 milhões
• Usuário pode usar seu smartphone para solicitar serviços de emergência (mecânicos e de saúde), 24 horas por dia

Segurança viária

A Arteris possui três Áreas de Escape, sendo uma da Régis Bittencourt e duas na Litoral Sul, onde a implantação da mais recente (km 667,3 da BR-376/PR) demandou investimentos de cerca de R$ 20 milhões e envolveu 134 trabalhadores em 8 meses de obra.

Qualidade e compromisso ambiental

• Sistema de Gestão apoiado na norma ISO 14001: 2015
• Procedimentos de gestão ambiental padronizados nas concessionárias
• Regras de Ouro de Proteção ao Meio Ambiente: diretrizes orientam atuação da empresa e dos colaboradores

Compromisso
com a vida

A valorização do ser humano - uma das premissas da atuação da Arteris

• Direito de ir e vir em segurança
• Geração de emprego e renda nas regiões
• Ações educacionais: foco na humanização do trânsito
• Práticas de gestão de pessoas que promovem a segurança, valorizam a qualidade de vida e a diversidade no ambiente de trabalho
• Gestão dos impactos das atividades operacionais no meio ambiente

Projeto Escola Arteris e Viva Meio Ambiente

• Alinhamento com pilares da Educação para o Século 21, da Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser
• Práticas voltadas à cidadania, segurança no trânsito e mobilidade
664 escolas, 315.395 alunos, 18.231 professores em 156 cidades em 18 anos de atuação

Programas Viva

• Contempla empresas, ciclistas, motociclistas, pedestres, passageiros, motoristas de veículos leves e pesados e comunidade
• Iniciativas adequadas às necessidades e vulnerabilidades de cada público
• Mais de 347 mil pessoas participantes desde 2006

Redução de 5% nas fatalidades em 2019

Presença de MONITORAMENTO POR CÂMERAS EM TODAS AS CONCESSIONÁRIAS

que permitem o acompanhamento em tempo real nas rodovias

Integridade

Reconhecimento

Entre as 4 empresas do setor de infraestrutura melhor avaliadas por suas práticas no Guia Exame de Compliance

Canal Confidencial

Canalconfidencial.com.br/Arteris | 0800-7210741 (ligação gratuita) | arteris@canalconfidencial.com.br

Integridade

Atuar de forma a preservar um ambiente de negócios ético e de confiança nas relações com todos os stakeholders

• Programa de Integridade: prevenir, minimizar ou detectar riscos de violação a leis e diretrizes
  • Foco em Gestão de Riscos de Compliance e na Norma de Interação com o Setor Público
  • Política Anticorrupção e Código de Conduta Ética: orientam todas as atividades
  • Norma sobre Gestão de Ambiente Positivo: diretrizes para a preservação de um ambiente de trabalho positivo, aberto e inclusivo, livre de discriminação, violência e assédio.
  • Capacitações internas sobre temas relativos ao Programa de Integridade, Código de Conduta Ética e Política Anticorrupção

Gestão
de pessoas

Atitudes essenciais para relacionamentos duradouros

• Colocar-se no lugar do outro
• Honrar os compromissos
• Garantir a comunicação transparente
• Escuta ativa
• Compromisso com resultados
• Pedir e dar feedbacks genuínos

colaboradores
Mulheres
Homens

Desenvolvimento
de competências

Valorização do aprendizado contínuo

e da gestão do conhecimento​

Colaboradores protagonistas

e no centro da estratégia da Arteris

Universidade Arteris de Desenvolvimento

Veículo fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores visando o alcance dos resultados da Arteris

Mais de 100 mil horas de treinamento

foram oferecidas em 2019, numa média de 23 horas por colaborador

Parcerias
de valor

Um só time

• Colaboração e trabalho em rede
• Diversidade de ideias
• Engajamento nas ações
• Fortalecimento de parcerias
• Integração contínua
2.770 empresas fornecedoras ao longo de quase 3.400 km

Centro de Serviços Compartilhados

eficiência operacional
agilidade na tomada de decisões
excelência no atendimento a clientes internos

Fornecedores

• 2019: 2.770 empresas, entre fabricantes de insumos para as operações, fornecedores de materiais para escritório, prestadores de serviços e consultorias, sendo a maioria do setor de construção civil. Contribuição direta para a eficiência de resultados na Arteris.
• Contratos alinhadas ao Código de Ética da Arteris e Política de Meio Ambiente
• Das compras efetivadas junto aos fornecedores estratégicos, 63% foram de empresas locais