Relatório de

Relatório de

Mensagem da Presidência

O ano de 2021 teve como uma de suas marcas na Arteris a definição da nossa Agenda ESG assim como o início de diversas iniciativas e consolidação de outras que já estavam em nossa rotina.

Mantivemos como prioridade a segurança viária e a segurança do trabalho e fortalecemos as ações ligadas à ecoeficiência. Diversidade e inclusão também são temas chave nessa agenda. Continuamos a investir na infraestrutura brasileira, na atração e retenção de talentos e duas conquistas que muito nos orgulham o Selo Pró-Ética e certificação ISO 37.001, obtidos entre 2021 e 2022, graças ao empenho de todos.

Em 2022, continuaremos a apoiar o desenvolvimento do Brasil com investimentos para transformar as rodovias que administramos, valorizando importantes corredores rodoviários do país.

Em 2021

Ecoeficiência, diversidade e inclusão, integridade e investimentos em segurança viária e segurança do trabalho destacam-se na Agenda ESG.

Mensagem da Sustentabilidade

A Arteris sempre teve a sustentabilidade como um pilar relevante. Em 2021, ampliamos a atuação nesta área com a reestruturação do planejamento estratégico de sustentabilidade e a implantação da Agenda ESG. É o nosso compromisso formal com a gestão de objetivos, indicadores e metas que fazem parte do painel dos executivos.

Essa reestruturação reforça os pilares que sempre nortearam nosso trabalho, com destaque para a segurança cibernética, boa governança, segurança viária e segurança do trabalho e, agora, com aprofundamento em outros temas também relevantes, como a redução da pegada de carbono, eficiência energética, economia circular e diversidade e inclusão.

Arteris em destaque

Nossa Agenda ESG

Base do plano estratégico da companhia, a Agenda ESG está estruturada na especificação de indicadores chaves de desempenho (KPIs, na sigla em inglês), iniciativas e metas, divididas em graus de maturidade, e organizadas em três grandes eixos estratégicos.

•  Reduzir a pegada de carbono

• Aumentar a eficiência energética e o consumo de energia de fontes renováveis

•  Inovar com base na economia circular da cadeia de valor

• Garantir e promover segurança
    viária,

• Garantir saúde e segurança do
    trabalho

• Garantir segurança cibernética

• Assegurar diversidade,
    equidade e inclusão

• Implementar processo de direitos humanos

• Aprimorar a avaliação de critérios ESG na cadeia de suprimentos

• Certificar o Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14.001

• Aumentar a cultura da sustentabilidade

¹O conceito do termo representa mais do que sua tradução literal para o português – responsabilidade -, mas uma boa prática na responsabilidade pela prestação de contas.

Nossos Capítulos

Sustentabilidade

Criação da Agenda ESG da Arteris, alinhada à cultura e agenda de nossos acionistas, a base do planejamento estratégico da companhia.

O amadurecimento dos aspectos ESG reflete o nosso compromisso com iniciativas públicas como o Pacto Global, consolidando nossa estratégia em linha com os ODS.

Renovamos voluntariamente nosso compromisso com a redução de 50% das fatalidades no trânsito junto à Década de Ação para a Segurança no Trânsito da ONU.

Adesão ao Programa na Mão Certa por meio do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, fortalece nosso compromisso com iniciativas públicas.

Desempenho financeiro

A receita de pedágio totalizou R$ 2,9 bilhões, aumento de 10,2% em comparação ao ano de 2020

R$ 1,4 bilhão foi a Distribuição de Valor Adicionado, em termos consolidados, em 2021

Investimentos em obras de melhoria, manutenção e expansão totalizaram R$ 1,8 bilhão, crescimento de 30,4% comparado a 2020.

Obras realizadas na ViaPaulista e Litoral Sul estão entre as principais iniciativas nessa frente.

Desempenho financeiro

Segurança

Mais de 30 mil pessoas participaram dos Programas Viva de conscientização para humanização no trânsito.

733 registros a ferramenta “Positivo?”, criada em 2021 para registro de observação de desvios comportamentais relacionados à segurança, demonstrando o engajamento dos colaboradores com o valor de valorização da vida.

3,08 foi a taxa de frequência de acidentes com afastamento em 2021, que apresentou redução de 26% com relação a 2020.

Mais de 550 ações de Engenharia, Operações e Educação foram realizadas em 2021, foco na redução de acidentes rodoviários e de fatalidades relacionadas.

Segurança

Expertise em rodovias

Metodologia BIM, que fornece informações para todo o ciclo de investimento na companhia, é aplicada pelas equipes de gestão de obras e será ampliada para a gestão dos ativos em 2022.

Grandes obras Expertise aplicada às obras do Contorno de Florianópolis e de duplicação da ViaPaulista, para melhoria da mobilidade e segurança

+ de 300 mil componentes e dispositivos de tecnologia nas rodovias são monitorados pelo NOC, contribuindo para atuar proativamente a fim de minimizar os impactos nas operações.

Inteligência artificial: elaboramos um projeto piloto de monitoramento pelas câmeras de CFTV espalhadas ao longo da rodovia em 2021.

Expertise em rodovias

Qualidade em serviços

+ de 90 ambulâncias e 200 paramédicos estão à disposição para atendimento aos usuários na Arteris.

+ de 282 mil serviços de socorro mecânico foram prestados em 2021 aos usuários de nossas sete concessões.

Ouvidoria em Movimento levou a estrutura de atendimento de forma itinerante em pontos estratégicos na ViaPaulista e na Intervias

65% mais interações foram registradas em nossos canais no Twitter em comparação ao ano de 2020.

Qualidade em serviços

Confiança e respeito

+ de 337 mil horas de treinamento aos colaboradores dedicadas em 2021, o equivalente a 76 horas por colaborador em média, muito acima da média do mercado de 15 horas/ano.

+ de 80 ações e campanhas de ajuda humanitária promovidas com o engajamento de mais de 200 colaboradores voluntários em 2021.

1.200 hectares de áreas reflorestadas com mais de 2 milhões de mudas nativas plantadas, desde o início de nossas atividades.

71% foi a redução no consumo de materiais obtida com a utilização do Pavimento de Asfalto Recuperado (RAP, na sigla em inglês) em projetos de manutenção em 2021.

Confiança e respeito

QUER SABER MAIS?

Quer conhecer melhor o desempenho da Arteris? Navegue pelo Flipbook abaixo ou baixe o PDF completo do Relatório de Sustentabilidade e acompanhe os principais destaques, desafios e avanços de 2021.