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Segurança e tecnologia: Arteris Fernão Dias inicia estudo sobre sinalização de solo

22 de novembro de 2021

Projeto estuda a aplicação de diferentes microesferas de vidro para melhorar a visibilidade da sinalização durante o período noturno, aumentando a segurança para os usuários

A Arteris Fernão Dias, concessionária que administra a BR-381 entre Contagem (MG) e Guarulhos (SP), investe constantemente em estudos e soluções que proporcionem mais segurança aos usuários e promovam melhor fluidez ao tráfego.

A mais recente iniciativa da concessionária está sendo conduzida em parceria com o Laboratório de Tecnologia de Pavimentação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LTP-EPUSP). O projeto prevê o aprimoramento de materiais para melhorar a sinalização horizontal de rodovias. A solução busca a maior durabilidade na aplicação no asfalto e melhor percepção do traçado da pista, proporcionando uma direção mais segura.

O projeto avalia a aplicação de diferentes microesferas de vidro nas tintas, que atuam como lentes para direcionamento da luz dos faróis aos olhos dos motoristas. Com essa tecnologia, a visibilidade da sinalização, além de ser garantida por meio do contraste entre as demarcações e o pavimento, é aprimorada em ambientes escuros por conta da retrorrefletividade, o que torna a pista mais segura.

“Estamos avaliando tanto em laboratório quanto em campo as aplicações desta sinalização otimizada, onde temos utilizado diferentes combinações de materiais para chegarmos ao melhor resultado possível. Até o momento, os resultados são promissores e, nosso objetivo é aperfeiçoar a sinalização para utilizá-la em toda a extensão da rodovia e também em outras concessões da Arteris. A tecnologia vai contribuir muito para a segurança nas pistas, melhorando a trafegabilidade”, explica Guilherme Rodrigues Linhares, engenheiro do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Arteris Fernão Dias.

O estudo em campo está sendo aplicado na praça de pedágio de Vargem, em São Paulo. Todas as análises são acompanhadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) e devem estar concluídas no segundo semestre de 2022. Os resultados serão divulgados pelos canais de comunicação da Arteris Fernão Dias e da própria agência reguladora.

Projeto financiado pelo modelo de concessão

Anualmente, uma porcentagem dos valores arrecadados nas praças de pedágio é destinada à realização de pesquisas na área de engenharia rodoviária, por meio dos Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT-ANTT). Os projetos de pesquisa são realizados em parceria com universidades renomadas, em temas relevantes que tenham potencial de trazer melhorias de conforto e segurança para os usuários das rodovias concedidas.

Para saber mais sobre os diversos projetos de RDT realizados desde o início das concessões, basta acessar: https://portal.antt.gov.br/relatorios-de-pesquisa-rdt

 

Sobre a Arteris Fernão Dias

Sobre a Arteris Fernão Dias – Concessionária responsável pela gestão dos 562 quilômetros da rodovia Fernão Dias (BR-381), que liga as cidades de Contagem (MG) e São Paulo (SP), conectando pessoas e dinamizando o transporte de cargas ao longo de 33 municípios paulistas e mineiros. Desde o início da concessão, em 2008, a Arteris Fernão Dias investiu mais de R$ 2,7 bilhões, proporcionando mais segurança aos motoristas e desenvolvimento aos dois Estados. A concessionária preza pela qualidade na prestação de serviços e possui uma grande infraestrutura à disposição de quem trafega pela rodovia, composta por 334 câmeras de monitoramento, 12 bases operacionais, 25 guinchos, 13 viaturas de inspeção, 12 veículos de resgate, sendo seis com estrutura de UTI móvel, entre outros. É uma das concessionárias da Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias, com 3.200 quilômetros de vias em cinco Estados. Saiba mais:

www.arteris.com.br/concessionaria/fernaodias

https://twitter.com/Arteris_AFD

 



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