Imprensa

Rodovia BR-101/SC terá operação para lançamento de vigas em obra de ponte entre a tarde desta quinta-feira (12) e a madrugada de sexta-feira (13)

12 de novembro de 2020

Trânsito irá operar somente por uma faixa em períodos alternados no sentido Curitiba, na divisa entre Barra Velha e Araquari

Operação ocorre em trecho onde concessionária realiza obras para ampliação da ponte sobre o Rio Itapocu

Joinville, 12 de novembro. O trânsito na pista norte da BR-101/SC (sentido Curitiba) irá operar com períodos de restrição parcial entre às 14h30 desta quinta-feira (12) e às 6h da manhã de sexta-feira (13) – na região da divisa entre os municípios de Barra Velha e Araquari, onde a Arteris Litoral Sul realiza obras para ampliação da ponte sobre o Rio Itapocu (km 80,1). 

As restrições irão ocorrer em sessões de aproximadamente três horas – com a primeira prevista para iniciar já no início da tarde desta quinta-feira. Para cada sessão, a concessionária deve realizar operação para lançamento de uma viga longarina em paralelo à atual estrutura da ponte. 

Dessa forma, a concessionária pretende fazer o lançamento de três vigas nesse período – cada uma delas mede cerca de 30 metros de comprimento – com peso máximo de 62 toneladas. 

Durante as sessões, o trânsito na pista norte irá operar somente por uma faixa (faixa da esquerda) – desviada pela pista oposta. Entre as sessões, poderá ocorrer a liberação do tráfego momentânea também na faixa da direita – para dar fluidez. 

 

Obras de ampliação da ponte sobre o Rio Itapocu 

A atual etapa das obras de reforma e ampliação da ponte ocorrem desde o mês de julho. Os trabalhos consistem em reforçar a atual estrutura – construída junto à pista original – adequando a ponte para classificação TB-45 (45 toneladas). 

Além disso, a ponte que tem atualmente 90 metros de extensão – terá ampliação de largura, passando de 8,3 metros para 12 metros  com implantação de acostamento. 

E a atividade de lançamento das vigas tem relação direta com a ampliação da largura – as três vigas longarinas serão posicionadas em paralelo à ponte – de maneira que o tabuleiro junto com a laje possa ser expandido e construído sobre estas novas estruturas. 

Operação 

As três vigas pré-moldadas foram construídas no pátio de obras anexo à ponte. Dessa forma, a operação de lançamento deve contar com dois guindastes e uma carreta – para movimentação em direção à ponte – e lançamento das vigas. 

Equipes da concessionária estarão no local para orientação do tráfego – mais informações também podem ser obtidas via 0800-725-1771, site www.arteris.com.br/litoralsul e perfil da concessionária no twitter @Arteris_ALS. 



Mais noticias

Ver todas