Imprensa

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino faz turnê presencial nesta quarta (17) em Quissamã com entrada Franca

17 de novembro de 2021

A Arteris, através da Lei de Incentivo à Cultura, é patrocinadora da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, principal orquestra jovem da ONG Orquestrando a Vida. A turnê fará apresentações abertas ao público nas cidades de Niterói, Quissamã, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Macaé

A Orquestra Sinfônica Maciuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes (RJ), está em turnê por cinco cidades do Rio de Janeiro com entrada franca. Depois de passar pelo Teatro Municipal de Niterói, nesta quarta-feira, 17 de novembro, será a vez do Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã, às 19h. Em 25 de novembro a orquestra será recebida em casa, na Igreja de São Francisco, em Campos. Em 2 de dezembro o Teatro Popular de Rio das Ostrasserá palco de outro concerto para em seguida, dia 16 de dezembro, a turnê ser encerrada na Sociedade Musical Nova Aurora, em Macaé. Todas as apresentações têm entrada franca.

Os concertos, realizados pelo Instituto Dell’Arte, tem no programa Leonard Bernstein, Beethoven, Georges Bizet e Ary Barroso.

Formada em 1995 a partir da inclusão de seu projeto na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Maciuccia Iacovino vem arrebatando aplausos por onde se apresenta. Com direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, coordenação artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming, seus 58 músicos, na faixa etária de 10 a 19 anos, são provenientes de áreas de risco social.

O projeto social Orquestrando a Vida “El Sistema Brasileiro” foi implantado em Campos dos Goytacazes há 26 anos nos moldes do El Sistema venezuelano. O principal objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter humano, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando e motivando-os ao estudo. O projeto contribui para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8).

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino em parceria com a ONG Orquestrando a Vida já se apresentou em grandes salas do Brasil e América Latina, dentre as quais: Theatro Municipal, Sala Cecília Meireles, Palácio das Laranjeiras, Teatro Vivo Rio e Golden Room do Hotel Copacabana Palace (Rio de Janeiro), Auditório de Radio Paraná (Encarnación – Paraguai), Auditório Belgrano, Auditório San Agustín/Universidad Católica Argentina e Salon Dorado Del Teatro Colón (Buenos Aires – Argentina), Centro Sinfônico Nacional e Museu Nacional de Arte (La Paz- Bolívia), Teatro Muncipal de El Alto (Bolívia).

Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, abriram as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antônio Abreu, fundador do El Sistema e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

Em Portugal se apresentaram em diversos locais como: Palácio de Mateus, Conservatório de Coimbra, Conservatório Nacional de Música, encerrando a turnê com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos. Além de já ter acompanhado nomes como: Daniel Guedes, Wagner Tiso, Marcus Vianna, Jane Duboc, Margareth Menezes, Leila Pinheiro, Marcus Viana, Toquinho, Guilherme Arantes e Lício Bruno.

Em 2013 se apresentaram para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana, com recorde de público de mais de três milhões de pessoas.

Este ano participaram pela terceira vez consecutiva na campanha Criança Esperança, promovida pela TV Globo em parceria com a UNESCO.

Jony William Villela Vianna (Diretor Geral)

Fundador e Diretor Presidente do Centro Cultura Musical de Campos-RJ, diretor geral e idealizador do Festival Internacional de Música de Inverno de Campos-RJ – FEMUSICA, atuou junto à Orquestra Sinfônica Ibero-Americana (Venezuela), vencedor do Prêmio Anchieta como Título de melhor de 2004 pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil. É Bacharel em Música e Licenciado em Educação Musical, pela FTB – São Paulo e pelo Conservatório Brasileiro de Música-RJ. Desde 2008 é diretor geral da Orquestra Sinfônica Maciuccia Iacovino.

Hodyllon Martins (Coordenador Artístico)

Na sua trajetória como violinista é integrante da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino e pertenceu a Orquestra Municipal de Campos dos Goytacazes onde participou de concertos em palcos de renomes no cenário nacional e internacional. Aperfeiçoou seus estudos de regência com os maestros Luís Mauricio Carneiro e Samuel Robles. É licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos.

Os Concertos presenciais seguirão todos os protocolos de segurança para a COVID-19, indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. O número de visitantes também será limitado, de acordo com as normas de cada espaço, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência. Haverá aferimento de temperatura para ingresso no local.

O Circuito Orquestra de Campos é patrocinado pela Enel Distribuição Rio e Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado Rio de Janeiro, Patrocínio Arteris e Apoio do Instituto FAR, com o Apoio Institucional das Prefeituras, Realização Instituto Dell’Arte.

Sobre a Arteris

A Arteris é uma empresa especializada na administração de rodovias, sendo responsável pela gestão de cerca de 3.200 quilômetros nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importantes eixos econômico e industrial do País. A companhia, com sedes nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, opera cinco concessionárias federais – Fernão Dias, Régis Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul e Fluminense – e duas estaduais: Intervias e ViaPaulista.

A valorização e a preservação da vida e o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua são os grandes norteadores do compromisso da Arteris, orientando a tomada de decisões e a atuação da companhia. Analisar os impactos reais e potenciais de suas atividades e promover a gestão orientada para a geração de valor compartilhado está no cerne da atuação da empresa. Ao permitir o fluxo logístico com segurança e fluidez aos usuários, e com respeito ao meio ambiente, a rodovia se coloca como um canal de conexão e promotor do desenvolvimento econômico, agregando valor à sociedade. Ao lado do investimento em obras e manutenção, parcerias em campanhas de fiscalização, ações voltadas à segurança do colaborador e da busca constante pela entrega de serviços que façam a diferença na vida das pessoas, a educação para a segurança no trânsito é um dos pilares que sustentam esse compromisso social.

SERVIÇO:

Turnê da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino – Entrada franca

Quarta-feira – 10 de Novembro – Niterói

Teatro Municipal – 19h

Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro

Quarta-feira – 17 de Novembro – Quissamã

Centro Cultural Sobradinho – 19h

Rua Comendador José Julião – Alto Alegre

Quinta-feira – 25 de Novembro – Campos dos Goytacazes

Igreja São Francisco- 20h

Treze de Maio, 182 – Centro

Quinta-feira – 2 de Dezembro – Rio das Ostras

Teatro Popular – 19h

Av. Amazonas s/nº, 2º piso – Centro

Quinta-feira – 16 de Dezembro – Macaé

Sociedade Musical Nova Aurora- 16

Av. Rui Barbosa, 551 – Centro



Mais noticias

Ver todas