Joinville, 28 de janeiro. Em 2019, a Arteris Litoral Sul registrou diversas ocorrências de animais nas rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR e BR-101/SC. Em alguns casos foi possível apenas afastar o animal para longe da área de risco, em outros ele precisava de atendimento.
Os cães resgatados foram levados para as clínicas veterinárias de Garuva e Biguaçu onde receberam os cuidados médicos necessários para sua recuperação e aguardam por uma família que os acolha.
Atualmente há cinco cachorros disponíveis para adoção na clínica Ceccato, em Garuva. Uma fêmea e quatro machos, com idade entre um e quatro anos e com portes diferentes. Além dos caninos, entre os animais domésticos, a concessionária já resgatou cavalos e gatos. Mas, também realiza atendimento a animais silvestres, como capivaras, corujas, cachorros do mato e até tucanos. Um jovem tucano teve sua soltura realizada no último dia 17 de janeiro.
Com o período de férias prolongado no final do ano, a incidência de animais nas rodovias aumenta. Mas, muitos também são claramente encontrados em estado de abandono e com a saúde fragilizada. As solicitações para resgate chegam até a concessionária através de usuários que informam pelo 0800 ou mesmo por funcionários de campo que acabam encontrando os animais em situação de risco.
A concessionária alerta que o abandono de animais é enquadrado no Artigo 32 da Lei 9605/98, sobre Crimes Ambientais, e que prevê detenção de três meses a dois anos e multa.
Como adotar
Quando os animais estão saudáveis e prontos para ganhar alta, eles entram na fila de adoção até que alguém se disponibilize a cuidá-los. Quem tiver interesse na adoção pode entrar em contato diretamente com a clínica Ceccatto pelo telefone (47) 99619-7167. Para adotar, a pessoa deve apresentar um documento pessoal (como RG ou CNH) e assinar um termo de responsabilidade.
A adoção deve ser realizada em horário comercial – das 08h às 18h, ou agendada com a equipe. O endereço para retirada é na Rua Carijós, 556A, bairro Geórgia Paula, em Garuva (SC).
Caso alguém identifique um dos animais como seu, deve apresentar um documento que comprove a propriedade – como, por exemplo, uma foto ou carteira de vacinação.
Foi encontrada no km 100 da BR-116/PR (Contorno Leste) em São José dos Pinhais (PR). Havia sido atropelada e passou por cirurgia. Hoje está apta para adoção.
Data de entrada: 14.10.2018
Sexo: Fêmea
Peso: 20 kg
Porte: Médio/Grande
Idade: Aproximadamente quatro anos
Castrado: Sim
Foi atropelado em São José dos Pinhais (PR) e encontrado no km 625 da BR-376/PR.
Data de entrada: 01.10.2019
Sexo: Macho
Peso: 10 Kg
Porte: Médio
Idade: Aproximadamente dois anos
Castrado: Sim
Foi encontrado do km 090 da BR-116/PR (Contorno Leste) em Piraquara/PR. Estava ferido, recebeu os cuidados veterinários necessários e aguarda por um lar.
Data de entrada: 15.12.2019
Sexo: Macho
Peso: 07 Kg
Porte: Médio
Idade: Aproximadamente dois anos
Castrado: Sim
Foi encontrado também no km 90 da BR-116/PR/Contorno Leste, em Piraquara (PR). Tinha ferimentos na região da cabeça e pescoço, recebeu tratamento e está apto para adoção.
Data de entrada: 10.01.2020
Sexo: Macho
Peso: 18 Kg
Porte: Médio/Grande
Idade: Aproximadamente dois anos
Castrado: Sim
Foi encontrado atropelado no km 42 da BR-101/SC, em Joinville/SC. Tinha ferimentos leves e foi levado para avaliação veterinária. Está disponível para adoção.
Data de entrada: 11.01.2020
Sexo: Macho
Peso: 06 Kg
Porte: Pequeno
Idade: Aproximadamente um ano
Castrado: Sim