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Arteris vai investir R$3,7 bilhões no Contorno Viário de Florianópolis

5 de agosto de 2020

São Paulo, 05 de agosto de 2020 – A Arteris, uma das principais empresas de concessões rodoviárias do Brasil, vai investir um total de R$3,7 bilhões até 2023 na construção do Contorno Viário de Florianópolis, a maior obra de infraestrutura de Santa Catarina, cujo objetivo é desviar o tráfego de longa distância do eixo principal […]

São Paulo, 05 de agosto de 2020 – A Arteris, uma das principais empresas de concessões rodoviárias do Brasil, vai investir um total de R$3,7 bilhões até 2023 na construção do Contorno Viário de Florianópolis, a maior obra de infraestrutura de Santa Catarina, cujo objetivo é desviar o tráfego de longa distância do eixo principal da BR-101/SC, administrada pela concessionária Arteris Litoral Sul.

O Contorno de Florianópolis será um corredor expresso de 50 km, com pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível. A Arteris possui trabalhos nos 36 km já aprovados pela ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) e aguardava autorização para atuar no trecho remanescente, o que foi concedido nesta terça-feira (04/08).

“O compromisso da Arteris é contribuir com o desenvolvimento do setor de infraestrutura do País, sendo que já foram investidos mais de R$ 23 bilhões na construção e modernização de nossas rodovias desde 2008. Buscamos a segurança dos usuários, a fluidez do tráfego e preservação de todo o ecossistema que engloba a concessão, com benefícios também à comunidade no entorno. A obra do Contorno será de extrema relevância para alavancar a economia brasileira, com a geração de empregos e dinamização de negócios, contribuindo para o crescimento do País no cenário atual”, ressalta Andre Dorf, presidente da Arteris.

Reequilíbrio econômico-financeiro

O início dos trabalhos nos 14 km remanescentes foi viabilizado pelo aval da ANTT ao projeto do trecho Sul A do Contorno. A aprovação é resultado de esforço conjunto da Arteris, ANTT e Ministério de Infraestrutura em processo acompanhado pelos representantes do Estado no Congresso Nacional e entidades locais.

O reequilíbrio econômico-financeiro se fez necessário para adaptar o projeto original do trecho Sul A do Contorno à atual realidade da região metropolitana de Florianópolis, cujo crescimento da área urbana demandou a alteração do traçado para segmentos de menor impacto socioambiental.

O reequilíbrio concedido pela ANTT possui valor de cerca de R$ 1 bilhão. Além de aprovar o início das obras no trecho Sul A do Contorno, a agência reguladora também autorizou a abertura de 11,6 quilômetros de 3ª faixa na BR-101/SC, na região de Palhoça, assim como a construção da ponte marginal sul no rio Camboriú. Ambos os projetos não estavam previstos no contrato de concessão da Arteris Litoral Sul e são importantes para a mobilidade e o fluxo turístico na BR-101/SC.

Com aprovação do reequilíbrio pela ANTT, a tarifa básica de pedágio na Arteris Litoral Sul passa a custar R$ 3,90, após a publicação no Diário Oficial.

Sobre a Arteris

A Arteris, uma das principais empresas de concessões de rodovias do Brasil, administra cerca de 3.200 km de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, ligando importantes eixos econômicos do País. É responsável pela operação de cinco concessões federais: Fernão Dias, Régis Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul e Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Intervias e ViaPaulista, no interior de São Paulo. O compromisso da empresa, que é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield, é com a valorização do ser humano, seja na segurança da rodovia, nos impactos socioeconômicos positivos na sociedade e na conservação ambiental. A Arteris também desenvolve projetos educacionais em comunidades próximas à área de atuação da empresa, que já beneficiaram mais de 300 mil alunos e formaram cerca de 18 mil educadores em mais de 660 escolas da rede pública de ensino municipal e estadual. Saiba mais: www.arteris.com.br.

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