Imprensa

Arteris Litoral Sul libera trânsito em pontes ampliadas da BR-101/SC na região de Pirabeiraba, em Joinville-SC

26 de outubro de 2020

Pontes sobre os rios Pirabeirabinha e Pirabeiraba contam agora com acostamento – e tiveram capacidade estrutural elevada

Pontes ampliadas – com acostamento – oferecem maiores condições de segurança aos motoristas que transitam nesta região. Mais fotos em: (link)

 

Joinville, 26 de outubro. Desde a madrugada de domingo (25), o trânsito está liberado nas duas pontes ampliadas sobre os rios Pirabeirabinha (20,3) e Pirabeiraba (20,6) na pista sul da BR-101/SC, em Joinville-SC. As estruturas tiveram a capacidade elevada para 45 toneladas (TB-45) e a largura estendida, com implantação de acostamento e passeio para pedestres e ciclistas. 

As melhorias têm efeito direto para segurança viária e conforto dos usuários – nesta que é a principal rota de ligação na região Sul do Brasil – interligando as capitais Curitiba a Florianópolis – chamada de corredor do Mercosul, com importância para transporte de bens e serviços, além de forte apelo com ligação a diversos destinos turísticos do litoral. 

As duas pontes foram construídas há mais de 50 anos – integrando a pista original da BR-101/SC. Dessa forma, foi necessário intervir com reforço nas armações e ferragens – com objetivo de elevar a capacidade estrutural da ponte, adequando para TB-45 – parâmetro compatível com as atuais condições de tráfego. 

Além disso, novas vigas longarinas foram implantadas, possibilitando ampliação dos tabuleiros em aproximadamente 3 metros – viabilizando a construção de acostamento. As obras também viabilizaram a implantação de passeio segmentado para pedestres e ciclistas – em estrutura independente implantada em paralelo à ponte, com 2 metros de largura – que já havia sido liberada para o uso. 

O investimento total para reforço e ampliação destas duas pontes é de R$ 19 milhõesA concessionária concentra agora esforços para sequência da obra com a mesma característica na ponte sobre o Rio Itapocu, na divisa entre Araquari-SC e Barra Velha-SC. 



Mais noticias

Ver todas