Imprensa

Arteris alerta para a importância da direção segura na estação mais fria do ano

27 de julho de 2021

Trafegar no inverno exige atenção redobrada, cuidados com neblina e outras consequências das baixas temperaturas

Trecho de Serra na BR-376/PR requer atenção especial dos motoristas para condições do tempo durante o inverno 

 

Terça-feira, 27 de julho – Com a aproximação de frentes frias e massas de ar polar, as temperaturas devem cair bruscamente nos próximos dias e com isso os motoristas devem ter cuidado redobrado para trafegar pela rodovia. A Arteris alerta que a baixa visibilidade provocada pela neblina pode causar acidentes, tanto leves quanto graves, e por isso o motorista deve ter cautela. Além disso as quedas bruscas de temperatura combinadas com umidade relativa do ar podem causar a formação de gelo na pista e até congelamento do combustível no caso dos caminhões.

O nevoeiro que se forma com a combinação do ar mais úmido pode limitar a visão do motorista. Mesmo para quem conhece o trajeto, a neblina é traiçoeira e a falta de visibilidade faz com que o condutor perca a referência. Esses nevoeiros ocorrem geralmente durante a madrugada. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura são condições importantes para a formação do fenômeno.

A previsão indica frio extremo para os próximos dias, esteja atento a algumas dicas para não ficar na estrada:

– Cubra ou isole os filtros (racor), evitando que o filtro fique exposto às baixas temperaturas;
– Proteja os tanques de combustível, pois o diesel pode congelar;
– Importante sempre abastecer com combustível de qualidade.

“Mesmo os motoristas mais experientes devem redobrar a atenção. Além da falta de visibilidade, as pistas ficam úmidas e o tempo de resposta do veículo na freada é mais lento, o que pode provocar acidentes. Dirigir de forma segura é, em determinados momentos, tirar o pé do acelerador, ir devagar e seguir a viagem com segurança”, destaca José Júnior, gerente de Operações da Arteris na Regional Sul. “Vale lembrar que o nevoeiro acontece apenas em um período do dia, e a direção segura preserva a vida”, reforça.

Com a proximidade dessa massa de ar polar é comum a formação de geadas, especialmente nas regiões mais altas e em trechos de serras. A fina camada de gelo que fica sobre os carros, pode também se acumular na pista em caso de temperaturas negativas. A recomendação para evitar a formação de gelo no para-brisa do carro é aplicar vinagre diluído em água na noite anterior a geada. Graças ao ponto de congelamento mais baixo do que o gelo, impede a formação de cristais. Jamais jogue água quente. O ideal é deixar o gelo derreter em um local com sombra ou passar um pano com água e álcool em todo o carro.

Para os caminhoneiros a orientação da Arteris é para que busquem locais seguros e aquecidos para o descanso, nunca em acostamento. Em caso de temperaturas negativas, especialmente pela manhã e ao anoitecer – é possível que haja congelamento do combustível, nesse caso entre em contato imediatamente com a concessionária para apoio e resgate.

As equipes estarão de prontidão para o atendimento aos usuários, que poderão entrar em contato através dos fones 0800-725-1771 (Arteris Litoral Sul) e 0800 6420116 (Arteris Planalto Sul). As condições de tráfego da rodovia, além de alertas sobre alterações climáticas podem ser acompanhadas pelo perfil das concessionárias no Twitter @Arteris_ALS e @Arteris_APS.



Mais noticias

Ver todas