Imprensa

Arraial do Cabo: muito mais que o azul das águas

29 de fevereiro de 2020

Guia de Verão: Uma das mais antigas cidades do Brasil, encanta com sua areia branca e águas cristalinas, mas, não deixa a desejar no quesito histórico-cultural

Arraial do Cabo mescla história, águas cristalinas e natureza exuberante. | Foto: SETUR/RJ

Famosa por suas praias de águas azuis e cristalinas, Arraial do Cabo pode ser sua próxima rota de viagem depois desse feriadão do Carnaval, pela BR-101/RJ! A cidade oferece muito mais do que belas paisagens, como passeios por lugares históricos e culturais.

Se você procura uma praia mais agitada, a Praia Grande é a escolha certa. A mais gelada de Arraial do Cabo, com areias brancas e dunas, oferece estrutura de quiosques e animação o dia inteiro.  Para um passeio mais calmo e reservado, há a Praia do Pontal, primeira da cidade, com acesso mais escondido e com muita sombra devido as árvores nativas das casuarinas.

A Praia do Farol é uma das queridinhas dos turistas, constando como uma das cinco melhores do país no TripAdvisor, e, também já foi classificada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como umas das mais perfeitas. Localizada na Ilha do Farol, a praia é área de proteção da Marinha do Brasil, com acesso por embarcações autorizadas e com horário e número de pessoas limitadas. Nela é possível admirar a areia branca fazendo contraste com a mata nativa da ilha e as águas cristalinas.

Foto: SETUR/RJ

Buscando um roteiro mais cultural? O tradicional passeio de barco saindo da Marina dos Pescadores é a opção. Percorrendo o boqueirão, uma passagem entre a enseada e o mar aberto, encontra-se a Gruta Azul, a Fenda de Nossa Senhora e o Buraco do Meteoro. A Fenda de Nossa Senhora, localizada na Ilha do Farol, tem aproximadamente 40 metros de altura e cinco metros de largura, onde abriga a imagem de Nossa Senhora. Originalmente encontrada no mar da cidade na década de 70, hoje a imagem está em Cabo Frio e na fenda há uma réplica. O folclore local diz que o casal que se beijar em frente a imagem ficará junto para sempre.

O Buraco do Meteoro é batizado com este nome devido a uma lenda. A encosta, com um enorme buraco, teria sido atingida por um meteoro do tamanho de uma bola de tênis, deixando a pedra com a formação atual. Porém, não há evidências de que isso realmente tenha acontecido

A última parada do passeio é na Gruta Azul, que tem este nome por conta de um fenômeno natural em que os reflexos solares iluminam a gruta. Apesar de belo, o fenômeno é muito raro, sendo deixado, na maioria das vezes, ser presenciado apenas pelos pescadores locais em épocas específicas do ano. Caso não tenha a sorte de ver, o turista poderá avistar golfinhos e até baleias no trajeto da gruta.

Foto: SETUR/RJ

Arraial do Cabo reserva praias e locais com muita história também! Nas areias da Praia dos Anjos, em 1503, Américo Vespúcio aportou e deu início à colonização da região. Na Praia dos Anjos foi realizada a primeira missa fechada do Brasil, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, que se mantém de pé até hoje. Em 2003, a igreja foi restaurada e ganhou iluminação especial na área externa. Ainda no passeio histórico, a Praia do Farol guarda registros da cidade, como uma carta náutica de Américo que faz menção à arvore que marca o centro da praia da ilha. É possível visitá-la a certa distância, pois é protegida por uma cerca, para manter suas raízes intactas.

Saiba mais sobre as belezas de Arraial em: https://www.arraial.rj.gov.br/



Mais noticias

Ver todas