Imprensa

Aproveite o feriado de Carnaval para conhecer Niterói

22 de fevereiro de 2020

Além das belezas naturais para quem vai curtir o verão, cidade também reserva atrações históricas culturais, como o Museu de Arte Contemporânea – projetado por Oscar Niemeyer

O Museu de Arte Contemporânea tem vista privilegiada para a Baía de Guanabara e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer | Foto: Leonardo Simplício

 

Para acessar Niterói, o motorista deve entrar no km 322 da BR-101/RJ, na pista sentido Rio de Janeiro, quando termina a Av. do Contorno e começa a Av. Feliciano Sodré.

No primeiro momento, o município é lembrado pela famosa ponte Rio-Niterói, que liga a localidade à capital carioca. Porém, a cidade também se destaca pelas belezas naturais e pelo cenário cultural forte.

Fundada em 1573, Niterói foi capital do Estado do Rio de Janeiro em dois períodos: entre 1834-1894, e de 1903 até 1975, quando o Estado da Guanabara se fundiu com o Estado do Rio de Janeiro.

A sua economia é diversificada, porém, certamente o turismo é um dos pilares de arrecadação do município. Niterói é a terceira cidade do Estado, perdendo apenas para a capital e Búzios.

Entre as belezas naturais, os turistas podem visitar as praias de Piratininga, Itaipu, Camboinhas e Itacoatiara, considerada uma das mais bonitas do Brasil. No local, os visitantes podem aproveitar tanto a tranquilidade que a vista proporciona quanto atividades que exigem mais intensidade, como trilhas e surf.

Há também o Parque da Cidade de Niterói, uma área de proteção ambiental com mata atlântica, localizada no Morro da Viração. Além da bela vista, o Parque possui rampas para a prática de voo livre. De lá pode-se ver toda a cidade e a Baía de Guanabara, além dos principais cartões-postais da capital, como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Pedra da Gávea, Pedra Bonita, entre outros.

Aqueles que procuram um passeio cultural, a recomendação é o Museu de Arte Contemporânea, situado no Mirante da Boa Viagem. Com uma vista privilegiada para a Baía de Guanabara, o museu inaugurado em 2 de setembro de 1996 tem visual futurista, e foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

O MAC-Niterói funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, e custa R$ 10,00 por visitante, e R$ 5,00 para estudantes, professores, idosos e jovens pertencentes a família de baixa renda. Para mais informações, acesse o site http://culturaniteroi.com.br/blog/?id=2077&equ=macniteroi

#GuiaDeVerão #ViajepelaArteris #Turismo #RoteiroDeViagem



Mais noticias

Ver todas