Obras e Investimentos
Planalto Sul
Nossas obras e investimentos têm como objetivo a melhoria das rodovias e a segurança dos usuários, contribuindo para a preservação da vida e o desenvolvimento do país. Confira abaixo as principais obras que contribuem para alcançarmos este marco.
Serra do Espigão
A obra de recuperação e ampliação da Serra do Espigão, em Monte Castelo na BR-116/SC, foi uma das principais melhorias na rota de ligação entre Curitiba (PR) e Lages (SC). Ampliamos a capacidade do trecho, incluindo a implantação de mais 5 quilômetros de terceira faixa na Serra, entregues em 2025.
A ampliação trouxe maior segurança e fluidez para o segmento, proporcionando a subida de veículos lentos sem impactar a velocidade operacional da via para veículos leves. Além disso, os trabalhos de estabilização das encostas também contribuíram diretamente para prevenção de incidentes com possível obstrução da via.
Implantação de iluminação a led na BR-116PR/SC
A implantação de sistemas de iluminação viária aumenta a visibilidade noturna, reduz riscos de acidentes, melhora a percepção de obstáculos e pedestres, e contribui para a redução de crimes nas vias.
Além disso, proporciona maior conforto e segurança aos motoristas e usuários, elevando a qualidade da infraestrutura rodoviária e a confiança no tráfego noturno.
Ao todo, o projeto prevê a implantação de 227 postes e 254 luminárias, um investimento de R$ 3,4 milhões.
Os locais são:
- Quitandinha - do km 161 ao 170 BR-116/PR; concluído
- Monte Castelo, na Serra Espigão – entre os Km 104+000 e o 110+000 sentido sul da BR-116/SC; em conclusão
_ Capão Alto, na Serra do Pelotas entre os Kms 302+000 e o 310+000 sentido sul da BR-116/SC; em conclusão
Melhorias BR-116 PR/SC
Implantamos 48 novos quilômetros de terceiras faixas, 25 novos quilômetros de duplicação, 40 km de faixas adicionais, contenções, implantação de passarelas, ruas laterais, trevos em desnível e melhorias nos acessos existentes. As entregas fazem parte de um plano contínuo de modernização da malha viária, com foco na redução de acidentes e no aprimoramento da experiência dos usuários.