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23/05/2024
Tô de Cinto, Tô Seguro aborda mais de 500 pessoas na Rodoferroviária de Curitiba
Ação de conscientização realizada pela Arteris faz parte da campanha Maio Amarelo.

As três concessionárias da Arteris - Litoral Sul, Planalto Sul e Régis Bittencourt - se uniram para realizar uma ação de conscientização sobre o uso do cinto de segurança nos ônibus intermunicipais que ocorreu na quarta-feira (22) na Rodoferroviária de Curitiba.
Durante a ação, foram abordadas 535 pessoas que embarcavam nos ônibus rodoviários, que receberam um folder da campanha Tô de Cinto, Tô Seguro e ouviram dos agentes da concessionária alertas sobre a importância do uso do cinto de segurança.
Um relatório da Arteris, de 2023, aponta que de cada 10 vítimas fatais, elegíveis ao uso do equipamento, em acidentes nas rodovias BR-376/PR e BR-101/SC, nove não utilizavam o cinto de segurança, como explicou o supervisor de Operações da Arteris, Alexsandro de Faveri.

“Em um acidente, as vítimas fatais geralmente são as pessoas que não utilizam o cinto de segurança. As pessoas se sentem ‘seguras’ dentro do ônibus. Em uma viagem longa o uso do cinto pode se tornar desconfortável e as pessoas não utilizam. Elas têm que pensar diferente, por isso que a Arteris realiza essas campanhas para conscientizar os passageiros, não só dos ônibus, mas também no dia a dia das rodovias para que utilizem o cinto de segurança, pois podemos salvar muitas vidas com o simples ato de usar o cinto de segurança”.

Para a analista de Responsabilidade Social da Arteris, Liliane Garcia, realizar a campanha na Rodoferroviária foi importante, pois desde o início da viagem os passageiros já estão conscientes da necessidade e dos benefícios de usar o cinto de segurança. “Do mesmo jeito que a Arteris faz essa ação ao longo da rodovia, aqui na rodoviária aproveitamos o momento em que as pessoas estão aguardando a saída dos ônibus para ouvirem a mensagem. O uso do cinto é importante para a prevenção de acidentes, é uma forma de preservar as vidas. E essa ação é mais importante agora no Maio Amarelo”.
A campanha, realizada na Rodoferroviária de Curitiba, contou com a parceria da Urbanização de Curitiba (URBS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Guarda Municipal de Curitiba.
A policial rodoviária Federal, Soraya Lemos reforçou a necessidade do uso do cinto de segurança e alertou que a ausência da utilização pode agravar a situação dos passageiros em caso de acidentes. “Os acidentes que acontecem nas rodovias, às vezes, são com muita gravidade pelo fato de o passageiro não utilizar o cinto, por estar transitando pelo ônibus. O passageiro deve se manter sentado durante toda a viagem e utilizando o cinto. Sem o cinto, em caso de acidente, as pessoas são projetadas, tanto para fora do veículo, como para a frente, esmagando os demais passageiros. Por isso acontecem os acidentes fatais”, alertou.

Vítimas fatais sem cinto de segurança
Um levantamento de 2023 das concessionárias Arteris evidenciam a preocupação com o tema. Na Arteris Litoral Sul, entre Curitiba (BR-116 e BR-376) e Palhoça/SC (BR-101), 90% das vítimas de acidentes fatais estavam sem o cinto de segurança. Já na Arteris Planalto Sul, que liga Curitiba até a divisa de Santa Catarina e Rio Grande do Sul pela BR-116, o índice de mortos no trânsito que não utilizam o cinto de segurança foi de 75%. A concessionária ressalta que essa porcentagem leva em consideração somente os acidentes com pessoas elegíveis a utilização de cinto, ou seja, condutores e passageiros de automóveis, caminhões e ônibus.
Em relação aos veículos pesados (ônibus, carretas e caminhões), a Concessionária identificou uma elevação de 19% no número de vítimas de acidentes que não utilizavam cinto de segurança.
Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) corroboram a necessidade e a importância dessas iniciativas, já que, no mesmo ano, uma média de 275 motoristas foram multados por hora nas rodovias brasileiras pela falta do uso do equipamento. Vale lembrar que a infração por não usar cinto de segurança é considerada grave pelo CTB, com perda de 5 pontos na CNH e multa.
A penalidade, no entanto, não deve preocupar mais do que salvar uma vida no trânsito. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, o uso do equipamento reduz em até 60% o risco de morte e ferimentos graves para passageiros no banco da frente e em até 44% para os do banco traseiro. O estudo publicado pela entidade ainda comprova que cerca de 50% da eficácia dos cintos de segurança se deve à prevenção da ejeção de ocupantes.
Investimentos, inovação e redução de acidentes
A Arteris foi a empresa privada que mais investiu no Brasil na última década. Entre 2010 e 2023, esse valor já ultrapassou os R$23 bilhões, que, somados às iniciativas de educação no trânsito do Programa Viva, foram essenciais para a redução de acidentes.
Entre 2010 e 2020, a Arteris reduziu em mais de 51% o número de fatalidades em suas estradas após a assinatura do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), compromisso que foi renovado de forma voluntária para a próxima década, entre 2020 e 2030.