Notícias
26/06/2023
Técnicas de engenharia utilizadas no Contorno de Florianópolis contribuem para a preservação ambiental
Em toda a obra foram utilizadas técnicas de engenharia como a redução do canteiro central, muros de contenção, estratégias de geotecnia e túneis, que juntos reduziram em cerca de 25 hectares a supressão de fragmentos de mata Atlântica.
Já para os trechos em que não foi possível reduzir os impactos sobre a flora, a concessionária desenvolve planos de compensação ambiental. Um desse plano beneficiou a Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça. Somente nessa área foram investidos R$ 4,6 milhões e reflorestados 350 hectares com mudas nativas.
Considerada a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, o local também recebeu um espaço para garantir a qualidade das espécies até o tamanho ideal exigido no plantio. Ao todo, foram plantados mais de 25 mil mudas de diferentes espécies. Ao mesmo tempo, foram removidos cerca 56 mil exemplares de espécies exóticas, contribuindo para a regeneração da restinga. A espécie com maior incidência encontrada foi o pinus, que é muito agressivo e cobre rapidamente todo o solo, não deixando que a vegetação nativa se desenvolva. Somente de pinus, mais de 30 mil unidades foram retiradas.
