Notícias
15/09/2025
Socorristas da Arteris Fernão Dias salvam bebê engasgado em base operacional de Pouso Alegre

Família levou a criança até a base localizada no Km 871,4 da BR-381, onde recebeu atendimento imediato dos profissionais da concessionária
O trabalho da equipe de atendimento pré-hospitalar da Arteris Fernão Dias foi fundamental para salvar a vida do pequeno Samuel, um bebê de oito meses que se engasgou e deixou os pais desesperados. A família, que reside próximo à Base de Atendimento ao Usuário localizada no km 871,4 da BR-381, em Pouso Alegre/MG, buscou ajuda na unidade na última quinta-feira (11) e foi prontamente atendida pelos profissionais da Concessionária.
O pai Adriel Felipe Messias Franco relatou que estava saindo para o trabalho quando percebeu os sinais de engasgo do bebê e decidiu buscar ajuda imediata no local mais próximo à residência, juntamente com a esposa Gabriela Aparecida Pereira. Ao chegar à Base, a equipe de resgate imediatamente aplicou a manobra de Heimlich, procedimento padrão para casos de engasgo. “Quando vi meu filho engasgado, me desesperei e meu primeiro pensamento foi ir até a Base da Arteris pedir ajuda. A equipe estava de prontidão e nos atendeu imediatamente. Graças a Deus Samuel está bem e em casa. Agradeço à equipe que nos socorreu nesse momento”, ressalta.

O socorrista Fábio Antônio de Souza realizou o primeiro atendimento, com o apoio do enfermeiro Felipe Silva Barroso e do médico Arthur Rodrigues de Almeida. “A criança chegou à Base desfalecida e imediatamente iniciei a manobra de desengasgo. Foi um grande alívio ver que deu tudo certo e a criança está bem”, relata Souza.
Após o atendimento na base, Samuel foi encaminhado pela Ambulância da Concessionária ao Hospital Regional de Pouso Alegre, onde recebeu acompanhamento médico e recebeu alta.
“Estamos sempre de prontidão e preparados para atender ocorrências nas rodovias. Ter um atendimento como esse, que nos deu a possibilidade de salvar uma criança, nos motiva ainda mais a seguir com o propósito de salvar vidas”, complementa Almeida, médico da concessionária.
O trabalho realizado pela equipe do Centro de Controle e Segurança Operacional (CCSO) também foi fundamental para agilizar o recebimento da equipe no hospital. “A equipe do CCSO fica 24h atenta às câmeras e apoia no procedimento de contato com os órgãos, agilizando o procedimento de atendimento, como na chegada ao hospital”, explica Diana Aparecida Fernandes, líder de CCSO da Arteris Fernão Dias.
Bases de atendimento ao usuário
Os usuários podem contar com apoio e assistência 24h da concessionária nas 12 unidades SOS Usuário ao longo do trecho, que disponibilizam espaço adequado para pausa na viagem, água, banheiros e fraldários.
Em São Paulo
Km 22,2 - Bragança Paulista – pista norte (Base 2)
Km 79,7 - São Paulo – Pista Norte (Base 1)
Em Minas Gerais:
Km 498,9 - Betim – canteiro central (Base 12)
Km 530,050 - Rio Manso – pista sul (Base 11)
Km 574,5 - Itaguara – pista sul (Base 10)
Km 617 - Oliveira – pista norte (Base 9)
Km 650,2 - Santo Antônio do Amparo – pista norte (Base 8)
Km 698 - Lavras – pista norte (Base 7)
Km 752 - Três Corações – pista sul (Base 6)
Km 804,2 - São Gonçalo do Sapucaí – canteiro central (Base 5)
Km 871,4 - Pouso Alegre – canteiro central (Base 4)
Km 918,6 - Camanducaia – pista sul (Base 3)
Para informações ou atendimento, ligue para 0800 283 0381.