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07/12/2023
Rodovia José Fregonezi (SP-328) recebe investimento na conservação do pavimento
Ribeirão Preto, 06 de dezembro de 2023. A Arteris ViaPaulista finalizou o ciclo de conservação especial de pavimento na Rodovia José Fregonezi (SP-328), entre os municípios de São Simão a Ribeirão Preto, passando ainda por Cravinhos. No total, 19 quilômetros receberam a intervenção no pavimento.
Dentro do ciclo de conservação especial de pavimento, um dos principais componentes é o recapeamento, uma prática essencial para a renovação e fortalecimento das rodovias. O recapeamento consiste na aplicação de uma nova camada de asfalto sobre o pavimento existente, correção de defeitos, sendo assim, melhorando a resistência e proporcionando uma superfície mais uniforme.
O recapeamento na Rodovia José Fregonezi (SP-328) e em outras regiões, como Ribeirão Preto, Araraquara, Batatais e Franca, representa um compromisso com a segurança viária e a qualidade das estradas. Essa intervenção não apenas corrige danos causados pelo tráfego intenso, mas também contribui para a prevenção de acidentes, oferecendo aos usuários um deslocamento mais seguro.
Além da rodovia mencionada, a concessionária está executando o ciclo de conservação especial de pavimento em diversas SPAs, as chamadas rodovias de acesso que ligam centros urbanos às rodovias importantes como Anhanguera, Cândido Portinari e Rodovia Antônio Machado Sant'Anna. Ao todo, 17 rodovias, aproximadamente 114 quilômetros, receberão o serviço de intervenção de pavimento nas regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca e Batatais.
Estudos da Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicam que pistas em más condições elevam o consumo de combustível. Além disso, pavimento em condições inadequadas aumenta o tempo de trajeto e impacta em maior gasto de manutenção com o veículo. Essa abordagem preventiva não só beneficia os usuários diretos das rodovias, mas também tem um impacto positivo nos custos operacionais de transporte de cargas e no consumo de combustível.
Os benefícios do recapeamento são diversos. Ele contribui para a renovação do pavimento, atenuando os efeitos do desgaste causado pelo tráfego constante, intempéries e outros fatores ambientais. Isso não apenas prolonga a vida útil da estrada, mas também melhora a segurança viária, uma vez que um pavimento em boas condições reduz os riscos de acidentes.
Ainda segundo estudo da CNT, mais de 95% das viagens de passageiros e 65% da movimentação de cargas no Brasil são por rodovias.
De acordo com a pesquisa CNT de Rodovias 2023, a diferença da qualidade do pavimento também é verificada entre as rodovias públicas e concedidas. Enquanto nas rodovias sob gestão concedida o percentual de rodovias classificadas como Ótimo ou Bom é de 67,0% (17.484 quilômetros), nas sob gestão pública este percentual é de apenas 36,0% (30.711 quilômetros).
Isso porque a condição da superfície do pavimento permite que o motorista se desloque de forma adequada na maior parte do tempo, sem que haja motivos para redução significativa da velocidade, ajudando a reduzir os custos operacionais com os veículos e evitando um consumo maior de combustível.
