Notícias
26/05/2025
Problemas nos freios de caminhões ainda representam riscos nas rodovias: Arteris e Polícia intensificam ações no Maio Amarelo
Gestora de rodovias alerta para a importância da manutenção preventiva visando reduzir acidentes; construção de estruturas de descanso e áreas de escape integram soluções voltadas a caminhoneiros

São Paulo, 26 de maio de 2025 – Com foco na segurança dos motoristas e na prevenção de acidentes, a Arteris — uma das principais gestoras de rodovias do Brasil — intensifica as ações voltadas a caminhoneiros e caminhoneiras neste Maio Amarelo. Um dos principais pontos de alerta é a falta de manutenção preventiva dos sistemas de freio, que ainda aparece com frequência nas abordagens realizadas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), nas regiões onde a empresa atua.
Falhas mecânicas ainda representam riscos no trânsito, um problema recorrente e crítico nas estradas brasileiras. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, somente em 2024 foram fiscalizados mais de 1,67 milhão de veículos de carga e 79 mil ônibus. Desses, mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus foram recolhidos por estarem em condições inadequadas de circulação. No ano passado, problemas com o freio dos veículos ocasionaram 282 acidentes, segundo a PRF, com 266 pessoas feridas e 19 mortas.
“Gambiarras” que colocam vidas em risco
Além da ausência de manutenção preventiva, os policiais frequentemente identificam adaptações perigosas — conhecidas como “gambiarras” — feitas pelos motoristas no sistema de freios. Essas práticas incluem:
- Anulação do sistema ABS, que impede o travamento das rodas em freadas bruscas, aumentando o risco de derrapagens e tombamentos;
- Desativação de válvulas de segurança, responsáveis por bloquear a circulação do veículo em caso de falha no freio de emergência;
- Uso de arames, pedaços de madeira e até chinelos para substituir peças danificadas nos freios;
- Remoção de fusíveis que sinalizam falhas no painel, para evitar alertas de manutenção.
Essas ações, muitas vezes, motivadas pela tentativa de reduzir custos ou manter o veículo em operação, expõem motoristas, colaboradores das concessionárias e todos os demais usuários das rodovias a riscos extremos, principalmente, em trechos de serra, onde a frenagem eficiente é vital.
“O problema do freio não é apenas técnico, é humano. Muitos acidentes com veículos pesados poderiam ser evitados com a manutenção preventiva, responsabilidade no transporte de carga e atenção às orientações de segurança, principalmente, aos limites de velocidade”, destaca Marcelo Sato Mizusaki, superintendente do Núcleo de Operações da Arteris.

Durante essas fiscalizações, agentes relatam que também encontra outros tipos de problemas, como desgaste excessivo de lonas e pastilhas, vazamentos de ar no sistema pneumático, falha no balanceamento das rodas e, em casos extremos, ausência completa de peças essenciais ao funcionamento dos freios. Em muitos casos, os defeitos estão relacionados à falta de manutenção preventiva ou à sobrecarga nos veículos, o que acelera o desgaste dos sistemas mecânicos.
“Segurança viária vai além da direção defensiva. O estado do veículo, especialmente, quando falamos de caminhões, é determinante para salvar vidas. Por isso, trabalhamos em várias frentes: fiscalização, orientação e infraestrutura adequada”, reforça o porta-voz.
Mais que fiscalização: estrutura e orientação para salvar vidas
A Arteris atua ativamente para reduzir os impactos desse tipo de conduta por meio de ações educativas e infraestrutura de apoio. Um exemplo é o Serra Segura, do Programa Viva, realizado em conjunto com o policiamento rodoviário federal, que realiza inspeções detalhadas em freios, farois, tacógrafos e outros itens essenciais, em trechos de serra.
A empresa também investe em áreas de escape: caixas com argila expandida construídas em trechos de serra para evitar acidentes com veículos desgovernados. Mais de 1.300 vidas já preservadas com a utilização desses dispositivos. Ao todo, o investimento nessas estruturas ultrapassa R$ 38 milhões, sendo uma na BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), em Miracatu/SP, e duas na BR-376, em Guaratuba/PR.

Outro pilar importante são as estruturas para o descanso adequado dos caminhoneiros durante as viagens. O Ponto de Parada e Descanso (PPDs) da BR-101/SC, o primeiro da rodovia e do Estado de Santa Catarina, instalado em Palhoça/SC, completou um ano em abril de 2025 com mais de 130 mil atendimentos gratuitos. Também há as duas Áreas de Descanso para Caminhoneiros (ADCs) da SP-255, em Taquarituba e Bocaina, no interior de São Paulo. Todas as estruturas oferecem vestiários masculino, feminino e acessível, com chuveiro, monitoramento por câmeras 24h, vagas para estacionamento, sala de convivência e espaço seguro para os caminhoneiros descansarem — fator essencial na prevenção de acidentes causados pela fadiga.
Usuário ainda é peça-chave na equação da segurança
Apesar dos investimentos em segurança e tecnologia, a Arteris reforça que o comportamento humano ainda é determinante para evitar acidentes. “A estrutura está à disposição, mas sem manutenção adequada e responsabilidade na direção, continuaremos convivendo com riscos evitáveis. É por isso que o Maio Amarelo é tão importante: ele nos lembra que salvar vidas depende de todos”, finaliza o porta-voz.
Neste Maio Amarelo, a Arteris reforça o compromisso com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, mote definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o ano de 2025, promovendo ações coordenadas com autoridades e intensificando os programas permanentes de educação nos 3.200 km de rodovias que administra no país.
Toda a programação especial do Maio Amarelo em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina pode ser acompanhada no site da empresa, na seção “Fique por Dentro”: www.arteris.com.br