Notícias
06/04/2023
Pariquera-Açu, a Capital das plantas ornamentais do Vale do Ribeira
Pariquera-Açu foi fundada em 1953, após se separar de Jacupiranga. O município faz parte do Vale do Ribeira, fazendo limite com Jacupiranga, Registro, Iguape, Cananéia. Está localizada a cerca de 220 quilômetros da capital São Paulo. De acordo com o IBGE, em 2021 possuía 19 mil habitantes.
O município é conhecido como a capital das plantas ornamentais do Vale do Ribeira. Desde meados da década de 90, Pariquera-Açu desenvolve trabalhos de destaque na produção destas plantas, sendo um dos seus pilares econômicos. Os turistas podem visitar alguns viveiros para vivenciar um contato mais próximo da natureza.
Outra opção de turismo ecológico é o Parque Estadual Campina do Encantado. Criado em 1994, o local de 3200 hectares possui uma fauna bastante diversa, sendo possível visualizar espécies ameaçadas de extinção, como por exemplo o papagaio-da-cara-roxa. O parque está localizado a 14 quilômetros do Centro, e possui um fenômeno denominado “fogo que sai do chão”, que é causado pelas turfeiras (material de origem vegetal), formadas pelo acúmulo de matéria orgânica em ambiente lagunar marinho, que acabaram concentrando gás metano. Quando é feito um furo no chão, o gás é liberado e a sua combustão pode gerar chamas de até 80 centímetros.
O Parque Municipal Casa de Pedra também é uma ótima opção para o ecoturismo. No meio de uma parte preservada da Mata Atlântica, o local leva este nome devido a construção no início do século XIX de uma casa com pedras retiradas do Rio Pariquera. Neste parque, os turistas podem desfrutar de trilhas e da linda vista que a fauna e flora proporcionam.
Próximo da Casa de Pedra está situada a Cachoeira do Exorcismo, localizada na nascente do Rio Pariquera-Açu. Ela recebeu este dos visitantes, que ao adentrar nas águas geladas poderiam até mesmo “sentir a alma sair do corpo”. A cachoeira também possui uma pequena gruta em seu interior. Para visitá-la necessário o auxílio de um guia, pois o ambiente possui trilhas de nível moderado, e está em uma área particular.
Além disso, ao longo do ano, o Centro de Eventos recebe diversos eventos regionais, como a Festa das Nações, a Feibanana e o Rodeio Regional.
As condições de tráfego em todo o trecho administrado pela Arteris Régis Bittencourt podem ser acompanhadas em tempo real pelo Twitter @Arteris_ARB. Para informações ou solicitações de serviços, basta ligar para 0800 7090 116, que funciona 24 horas por dia.

Créditos: Flavia Nascimento

Créditos: Flavia Nascimento

Créditos: Flavia Nascimento

Créditos: Flavia Nascimento