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29/05/2025
Maio Amarelo: Arteris Planalto Sul alerta sobre risco que problemas nos freios de caminhões representam nas rodovias
Manutenção preventiva é essencial para reduzir acidentes; construção de estruturas de descanso e áreas de escape integram soluções voltadas a caminhoneiros

Durante as ações do Maio Amarelo, a Arteris Planalto Sul reforça as ações com foco na segurança dos motoristas e na prevenção de acidentes. Neste mês de maio, a concessionária, que administra 412 quilômetros de rodovias no Paraná e Santa Catarina, intensificou as ações voltadas a caminhoneiros e caminhoneiras através da ação Serra Segura, quando colaboradores da concessionária, com o apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal, fiscalizam as condições mecânicas dos caminhões que circulam pelas rodovias. Nessas ações, o que se constata é a falta de manutenção preventiva, em especial dos sistemas de freio.
Falhas mecânicas ainda representam riscos no trânsito, um problema recorrente e crítico nas estradas brasileiras. De acordo com dados da PRF, somente em 2024 foram fiscalizados mais de 1,67 milhão de veículos de carga e 79 mil ônibus. Desses, mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus foram recolhidos por estarem em condições inadequadas de circulação. No ano passado, problemas com o freio dos veículos ocasionaram 282 acidentes, segundo a PRF, com 266 pessoas feridas e 19 mortas.
Em diversas ações do Serra Segura realizados neste mês, foram constatadas irregularidades como caminhões sem lona de freio e mangueira de ar isolada para passagem na válvula de distribuição de ar, o que poderia causar um acidente.
“Gambiarras” que colocam vidas em risco
Além da ausência de manutenção preventiva, frequentemente identificam adaptações perigosas — conhecidas como “gambiarras” — feitas pelos motoristas no sistema de freios. Essas práticas incluem a Anulação do sistema ABS, que impede o travamento das rodas em freadas bruscas, aumentando o risco de derrapagens e tombamentos; Desativação de válvulas de segurança, responsáveis por bloquear a circulação do veículo em caso de falha no freio de emergência; Uso de arames, pedaços de madeira e até chinelos para substituir peças danificadas nos freios; Remoção de fusíveis que sinalizam falhas no painel, para evitar alertas de manutenção.
Essas ações, muitas vezes, motivadas pela tentativa de reduzir custos ou manter o veículo em operação, expõem motoristas, colaboradores das concessionárias e todos os demais usuários das rodovias a riscos extremos, principalmente, em trechos de serra, onde a frenagem eficiente é vital.
Durante essas fiscalizações, agentes relatam que também encontra outros tipos de problemas, como desgaste excessivo de lonas e pastilhas, vazamentos de ar no sistema pneumático, falha no balanceamento das rodas e, em casos extremos, ausência completa de peças essenciais ao funcionamento dos freios. Em muitos casos, os defeitos estão relacionados à falta de manutenção preventiva ou à sobrecarga nos veículos, o que acelera o desgaste dos sistemas mecânicos.
Usuário ainda é peça-chave na equação da segurança
Apesar dos investimentos em segurança e tecnologia, a Arteris Planalto Sul reforça que o comportamento humano ainda é determinante para evitar acidentes e reforça o compromisso com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, mote definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o ano de 2025, promovendo ações coordenadas com autoridades e intensificando os programas permanentes de educação nos 3.200 km de rodovias que administra no país.