Notícias

08/05/2023

Maio Amarelo Arteris: ações reforçam a importância do cinto de segurança para salvar vidas

Levantamento revelou que 72% das vítimas fatais em 2022, nos trechos administrados em SC e PR, não usavam o equipamento; Ações “Tô de cinto, Tô seguro” serão realizadas ao longo do mês para reforçar a conscientização sobre o tema

A Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias, dá sequência as iniciativas em apoio ao Maio Amarelo. As concessionárias da companhia irão reforçar a importância do uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros. Levantamento da empresa nos trechos administrados em Santa Catarina e Paraná mostrou que, das 105 ocorrências com mortes registradas em 2022, 76 das vítimas (72%) não utilizavam o equipamento de segurança.

A mensagem de conscientização sobre o tema está presente nas ações “Tô de Cinto, Tô Seguro”, entre segunda e sexta-feira, de 8 a 12 de maio, na Arteris Litoral Sul (8), em Biguaçu (SC); na Arteris Fluminense, (10), em Itaboraí (RJ); e na Arteris Planalto Sul, em Mafra (SC); e na Arteris Intervias, em Leme (SP). Já na Arteris Régis Bittencourt (12), a iniciativa será realizada em Barra do Turvo, dia 12, e em Registros (SP), nos dias 12 e 13 de maio.

Na abordagem, haverá orientações e distribuição de panfletos educativos aos usuários com dicas sobre o tema. Dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), mostram que o uso de cinto de segurança pode reduzir o risco de morte em 45% para pessoas no banco da frente e 75% para passageiros no banco de trás. A estatística considera tanto adultos quanto crianças que utilizam as cadeirinhas, em vans, ônibus e qualquer outro meio de transporte coletivo.

Alerta para o uso do cinto de segurança

As ocorrências com mortes envolvendo o não uso do cinto de segurança apontadas na pesquisa foram registradas nas concessionárias da Arteris Regional Sul (Régis Bittencourt, Litoral Sul e Planalto Sul). A compilação dos dados acendeu um alerta sobre o não uso do equipamento de proteção pelos usuários. O estudo, realizado entre 30 de maio e 6 de junho do ano passado, mostrou que dos 136 mil ocupantes de veículos que passavam pelas praças de pedágios da Regional Sul, 20% deles não utilizam o equipamento de segurança, sendo 37% passageiros nos bancos traseiros. Já em relação aos motoristas de caminhões e carretas, 33% não usavam o dispositivo.

Além de colocar a vida em risco, a não utilização do cinto de segurança é uma infração de natureza grave, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, que também prevê multa de R$195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

“Aproveitamos o mês do Maio Amarelo para reforçar aquilo que falamos durante todo o ano: respeitem as leis de trânsito! É preciso deixar claro que usar o cinto de segurança é mais que obrigação, é um sentimento de cuidado e responsabilidade com você mesmo e com aqueles que você transporta no dia a dia”, explica Christiana de Almeida Costa, superintendente de Sustentabilidade da Arteris.

A programação das ações do Maio Amarelo de cada concessionária poderá ser acompanhada semanalmente pelo site oficial da Arteris, na seção “Fique por dentro”, em que serão publicados notícias e releases sobre tudo o que acontece nas unidades. Conteúdos exclusivos sobre a campanha também poderão ser conferidos nos perfis da empresa no Instagram, Facebook e LinkedIn da companhia.