Notícias

03/06/2020

Hospital São Paulo, da Unifesp, recebe 31 leitos de UTI em meio ao avanço da Covid-19

O Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp), acaba de inaugurar 31 leitos de UTI para o atendimento aos pacientes com coronavírus em estado grave. A iniciativa, que dá suporte em um momento crucial do avanço da pandemia, é um esforço coordenado entre as empresas Arteris, BTG Pactual, Eurofarma e Península. Juntas, as empresas levantaram R$ 3,5 milhões destinados especificamente para esta ação de combate à covid-19. Os novos leitos já entram em operação a partir desta quarta (3).

Com a iniciativa, o hospital terá um aumento de 43% na capacidade instalada para atendimento na UTI voltada exclusivamente para pacientes de covid. “Sairemos de 71 para 102 leitos, um aumento significativo que vai nos recolocar em uma taxa de ocupação mais tranquila em relação à atual, que beira 90%. É sabido que a maior necessidade em todos os lugares que combatem o novo coronavírus é por leitos de UTI, que representam o grande gargalo nesse enfrentamento. Com essa doação, ganhamos um valioso reforço”, destaca José Roberto Ferraro, superintendente do Hospital São Paulo.

Ferraro ressalta que a criação de novos leitos de UTI envolve um processo complexo e uma série de estrutura física, de equipamentos e de equipe multiprofissional. “Com o investimento de recursos e com a agilidade proporcionada pela iniciativa privada, conseguimos compor, junto com a universidade, uma força capaz de viabilizar essa importante ampliação em poucos dias. Quem ganha é a população, a quem todo esse esforço se destina.”

Além da entrega de equipamentos hospitalares como ventiladores pulmonares (popularmente conhecidos como respiradores), monitores cardíacos e cardioversores, as empresas também estudam um possível subsídio na contratação de profissionais da saúde, como médicos e técnicos de enfermagem.

Sobre a Arteris  

A Arteris S.A. é uma das principais companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil, com cerca de 3.200 km em operação. Por meio de suas sete concessionárias, a empresa administra rodovias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importante eixo econômico e industrial do País. A companhia é responsável pela operação de cinco concessionárias federais: Fernão Dias, Régis Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul e Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Intervias e ViaPaulista, que atuam no interior de São Paulo. A Arteris é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield, mantendo programas permanentes de segurança e conscientização, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades vizinhas às suas operações. Durante a pandemia da covid-19, a companhia tem intensificado ações para assegurar o bem-estar de seus usuários e de famílias em situação de vulnerabilidade. Desde o mês de março, por meio de recursos próprios e de linhas de crédito junto ao BNDES, a companhia destinou aproximadamente R$ 7 milhões para distribuição de kits de higiene, vacinação contra a gripe, ampliação de recursos em hospitais, entre outras iniciativas. Saiba mais: arteris.com.br.