Notícias
18/12/2019
Controladores de velocidade na Grande Florianópolis serão removidos até sexta-feira (20)
Operação para remoção dos controladores inicia às 22h desta quarta-feira (18)
Joinville, 18 de dezembro. A Arteris Litoral Sul realiza, nesta quarta (17) e quinta-feira (18), a remoção dos controladores de velocidade na região da Grande Florianópolis, entre os quilômetros 202 e 215 da rodovia BR-101. A iniciativa atende a determinação da Polícia Rodoviária Federal e tem como objetivo a melhoria da fluidez do tráfego nesse segmento da rodovia. Os equipamentos serão realocados para outros pontos do trecho sob concessão.
No total, serão desativados cinco equipamentos na região entre São José e Palhoça, sendo três na pista norte: km 205,1; km 206,2 e km 211,1; um na pista sul: km 202,1; e um na via marginal norte: 215,5. Os equipamentos serão realocados, num prazo de até quatro meses, para reforço no controle de velocidade nos quilômetros 233 (Palhoça) e 175,2 (Governador Celso Ramos) da pista norte; no km 141,4 (Itapema) da pista sul e km 665,3 da BR-376 (pista sul) em Guaratuba-PR.
A operação para remoção dos controladores será realizada em duas etapas*. A primeira, para remoção dos controladores do km 202,1 e 205,1 se inicia às 22h desta quarta-feira e prossegue até às 6h da manhã de quinta-feira. A segunda, com remoção dos outros três dispositivos, será realizada entre às 22h de quinta-feira e às 6h da manhã de sexta. Os trabalhos acontecem em período noturno para minimizar o impacto no trânsito. Durante as atividades, o trânsito será desviado com fluxo pela marginal e, na remoção do dispositivo do km 215,5, pela pista principal.
*Em caso de mau tempo, a programação poderá ser ajustada.
Novo sistema de controle de velocidade na Grande Florianópolis
Nos próximos 12 meses, a Arteris Litoral Sul irá investir cerca de R$ 4 milhões para implantação de um sistema de controle de velocidade com “corredor linear” entre os quilômetros 190 e o km 217, entre Biguaçu e Palhoça.
O sistema irá funcionar com 14 unidades de monitoração eletrônica – com operação integrada. Os equipamentos são discretos, similares aos modelos conhecidos como “pardais”, e estarão dimensionados para manutenção da velocidade constante na via nesse segmento – evitando freadas com redução brusca de velocidade.
Dessa forma, a expectativa da concessionária é a melhoria das condições de fluidez do tráfego na região – assim também como ampliação das condições de segurança viária.
Neste momento, a concessionária realiza a contratação do serviço de implantação e equipamentos – com início das obras e intervenção na pista em março de 2020, após a Operação Verão, e duração estimada em nove meses até a conclusão.