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11/01/2022

Concessionária segue rígidos padrões de qualidade do pavimento aplicado na Régis Bittencourt



São José dos Pinhais, 11 de janeiro. Durante todo o ano de 2021, uma das prioridades da Arteris Régis Bittencourt foi a realização de obras de reconstrução estrutural e fresagem funcional do pavimento da rodovia.

No trecho concedido da BR-116, entre a capital paulista e Curitiba/PR, a concessionária executou 317 kmf (quilômetro/faixa) – cerca de 20% do total da malha viária, abrangendo a maioria dos municípios lindeiros e proporcionando maior conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários.

O grande desafio dessas obras, especialmente as de reconstrução, é garantir a segurança de usuários e trabalhadores, e em contrapartida proporcionar que o tráfego de veículos continue fluindo, mesmo com restrição de faixa. Tudo isso, no caso da Régis Bittencourt, diante de um volume médio de tráfego de 150 mil veículos por dia.

O município de Miracatu/SP foi o que mais recebeu melhorias no pavimento, cerca de 88 kmf, seguido de Registro/SP com 42 kmf, Campina Grande do Sul com 35 kmf, conforme tabela abaixo:












































































MUNICÍPIO


 KMF


 Taboão da Serra


         0,744


 Colombo


         1,043


 Quatro Barras


         1,151


 Embu das Artes


         5,858


 Antonina


         7,666


 Pariquera- Açu


         9,892


 São Lourenço da Serra


       10,946


 Jacupiranga


       11,437


 Barra do Turvo


       12,150


 Itapecerica da Serra


       14,055


 Juquiá


       22,388


 Juquitiba


       25,518


 Cajati


       28,620


 Campina Grande do Sul


       35,221


 Registro


       42,298


 Miracatu


       88,017


 Total


    317,004


Todo esse trabalho ainda está aliado a um rígido controle tecnológico do material asfáltico aplicado. A Arteris Regional Sul possui um dos mais modernos laboratórios de controle, que fica localizado na sede, em São José dos Pinhais/PR. Lá toda a massa passa por análises e controle de qualidade que atendem aos mais exigentes padrões e normas técnicas.

“Quando se trata de massa asfáltica aplicada em nossos trechos, temos todo cuidado para garantir que a massa seja aplicada com a qualidade que atenda nossas especificações e com isso dê segurança ao usuário de nossas rodovias na Regional Sul”, destaca André Supp, coordenador de laboratório da Regional Sul.

A mistura asfáltica que se torna parte do pavimento aplicado - é composta de agregado mineral (pedra), filler (a cal) e o CAP - o cimento asfáltico de petróleo, que serve como material colante, e une todos os outros componentes da mistura.

No laboratório da Arteris, todo o agregado utilizado na mistura asfáltica passa por controle de qualidade que atesta se o mesmo contém a resistência, pureza e dimensões que atendam as especificações necessárias.

O CAP (cimento asfáltico de petróleo) deve atender as especificações e normas pertinentes, de modo a garantir um pavimento de qualidade e duradouro assegurando conforto e segurança ao usuário. “A soma da qualidade de todos os materiais empregados na pavimentação, é que vai nos garantir um pavimento seguro e sem patologias durante muito tempo”, disse o coordenador de laboratório.



Processo de granulação do material.