Notícias

17/02/2023

Campos dos Goytacazes, a pioneira da energia elétrica na América Latina

Fundada em 1677, Campos dos Goytacazes está localizada a 275 quilômetros de distância da capital Rio de Janeiro, fazendo limite com Conceição de Macabu, São Francisco de Itabapoana, Santa Maria Madalena, São João da Barra, Quissamã, São Fidélis, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana e Mimoso do Sul (município localizado no Espírito Santo). De acordo com o IBGE, em 2021 a cidade possuía 514 mil habitantes.

Campos dos Goytacazes possui inúmeras opções turísticas, como a Casa de Cultura Villa Maria, Teatro Trianon, Teatro Auxiliadora, Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Morro do Itaóca, Museu Campos dos Goytacazes, Museu Barbosa Guerra, Museu Olavo Cardoso, Bosque Manoel Cartucho, Museu Ferroviário de Campos, Palácio Nilo Peçanha, Monumento ao Expedicionário, Teatro SESC - Múcio da Paixão, Cachoeira do Rio Preto, Teatro de Bolso, Praia do Farol, entre outros.

Vale destacar que Campos dos Goytacazes foi a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica, no ano de 1883, com a instalação de uma pequena usina termoelétrica na cidade. Ela fornecia energia para 39 luminárias de rua, responsáveis pela iluminação pública, e sendo assim criada a primeira companhia de eletricidade da América Latina. Posteriormente, na década de 1930, o controle do sistema elétrico passou a ser total do governo estadual do Rio de Janeiro.

Dos 322 quilômetros da BR-101/RJ sob concessão da Arteris Fluminense, 123,3 correspondem ao território da cidade. Então fique por dentro de informações importantes sobre as condições da rodovia em nosso perfil no Twitter (Arteris_AFL).

Museu Histórico de Campos dos Goytacazes - Antônio Filho

Créditos: Antônio Filho

Teatro Municipal Trianon - Antônio Filho

Créditos: Antônio Filho

Catedral do Santíssimo Salvador 2022 - Antônio Filho

Créditos: Antônio Filho

Câmara Municipal de Campos 2022 - Antônio Filho

Créditos: Antônio Filho