Notícias

15/09/2023

Campanha da Arteris Fluminense alerta os caminhoneiros sobre riscos de dirigir com sono

Arteris_AcordaCaminhoneiro_02

Ação foi realizada na Balança de Tanguá nas noites de 11 e 12 de setembro

Niterói, 15 de setembro - Sono e direção não combinam. Durante todo o ano, a Arteris Fluminense, concessionária que administra a BR-101/RJ entre Niterói e Campos dos Goytacazes, desenvolve campanhas de conscientização para alertar usuários sobre como tornar o trânsito um lugar mais seguro. Entre esse público estão motoristas que dirigem também durante a noite, como os caminhoneiros, período em que dobra a chance de acontecer acidentes graves devido ao cansaço e à baixa visibilidade.

No posto de pesagem veicular de Tanguá, localizado no km 272 sul da BR-101/RJ, as equipes da Arteris Fluminense, em parceria com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizaram, nas noites de 11 e 12 de setembro, mais uma edição do “Acorda Motorista”. Ao todo, 48 motoristas foram atendidos durante as atividades.

A ação reforça a importância de comportamentos seguros no trânsito e também do combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes, além de oferecer serviços gratuitos de inspeção elétrica com troca de lanternas e faróis queimados dos caminhões e testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Os motoristas também foram orientados sobre a importância do descanso obrigatório, um dos direitos da categoria previstos na Lei 13.103/15.

Entre janeiro e 10 de setembro deste ano, a Arteris Fluminense registrou 1872 acidentes ao longo dos 322 quilômetros da BR-101/RJ administrados pela concessionária, sendo 433 acidentes envolvendo veículos pesados – um volume 4% superior ao mesmo período de 2022. A rodovia recebe um volume médio diário de 81 mil veículos, sendo 1/3 desse total de veículos pesados.

“Há um trabalho intenso de conscientização para que condutores respeitem as leis de trânsito e não se coloquem em risco durante os deslocamentos. Além disso, a manutenção preventiva é uma forma eficaz de manter o veículo em bom estado e contribui significativamente para redução de acidentes de trânsito”, afirma a analista de Responsabilidade Social, Munique Quadros.

Arteris_AcordaCaminhoneiro_02

Arteris_AcordaCaminhoneiro_04

Arteris_AcordaCaminhoneiro_03