Notícias
05/01/2026
Autopista Fluminense divulga balanço da operação especial de Fim de Ano 2025-2026

Niterói, 05 de janeiro de 2026 – A Autopista Fluminense, concessionária responsável pela administração da BR-101/RJ entre Niterói e Campos dos Goytacazes, encerrou a Operação Especial de Fim de Ano com aumento no fluxo de veículos e redução no número de vítimas fatais em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os dias 19 de dezembro de 2025 e 04 de janeiro de 2026, mais de 1,6 milhão de veículos trafegaram pelo trecho concedido, representando um crescimento de 3,24% em comparação ao período anterior. Ao todo, foram registrados 163 sinistros, número 1,2% menor que o do ano passado.
Apesar do aumento no movimento, o balanço aponta uma redução de 43% no número de mortes, com quatro vítimas fatais durante a operação.
Durante o período, as equipes da concessionária realizaram mais de 3.851 atendimentos, sendo 2.527 relacionados a socorro mecânico. Todo o trabalho foi coordenado 24 horas por dia para garantir a segurança e o bom atendimento aos usuários.
Reforço operacional e ações de conscientização
Para atender ao aumento do fluxo e garantir mais segurança aos motoristas, a Autopista Fluminense reforçou suas equipes operacionais e promoveu ações de conscientização nas praças de pedágio.
Entre as iniciativas, a campanha “Feriado Seguro” distribuiu materiais informativos e orientou condutores e passageiros sobre a importância do uso do cinto de segurança em todos os assentos do veículo.
Estrutura para apoio ao usuário
A concessionária disponibiliza 7 Bases SOS Usuário ao longo da rodovia, oferecendo estrutura para pausa segura, com banheiros, fraldários, água potável e apoio ao viajante.
Canais de atendimento
Para acompanhar as condições de tráfego em tempo real ou solicitar serviços, os usuários contam com os seguintes canais:
- Telefone 24h: 0800 282 0101
- Perfil oficial no X (antigo Twitter): @Arteris_AFL
- Chatbot Arteris – WhatsApp: (16) 3969-8491
A recomendação é planejar a viagem com antecedência, respeitar os limites de velocidade e nunca usar o celular ao volante.