Notícias
14/11/2025
Autopista Fernão Dias realiza simulado para acidentes com carga perigosa em Lavras (MG)

Exercício reforça excelência operacional e prepara equipes para situações críticas na BR-381
Lavras, 14 de novembro de 2025 – A Autopista Fernão Dias promoveu, no dia 12, um simulado de atendimento a acidente envolvendo carga perigosa no km 690 da BR-381, na Balança de Lavras (MG). A iniciativa teve como objetivo integrar e capacitar equipes especializadas para garantir respostas rápidas e seguras em ocorrências de alta complexidade, preservando a vida dos usuários e a fluidez do tráfego.
O cenário reproduziu uma colisão entre veículos, incluindo um caminhão-tanque com oito mil litros de óleo diesel, simulando vazamento parcial do produto e atendimento às vítimas. A ação trouxe realismo às práticas operacionais, permitindo que os profissionais vivenciassem protocolos essenciais para situações críticas.
Participaram do exercício as equipes de Operações da Autopista Fernão Dias, BRVida, Ambipar, Polícia Rodoviária Federal, NEA, Corpo de Bombeiros e a transportadora Rede Ruiz e Ruiz, reforçando a importância da atuação integrada entre concessionária e órgãos parceiros.
“Nosso trabalho diário envolve o atendimento a acidentes com rapidez e segurança. O simulado é uma ferramenta estratégica para treinar nossas equipes com realismo, garantindo que estejam preparadas para diferentes tipos de ocorrências”, destaca Edivaldo Braga, gerente de Operações da Autopista Fernão Dias.

Com essa iniciativa, a concessionária reafirma seu compromisso com a segurança viária e a excelência operacional, assegurando que, mesmo em situações extremas, a prioridade seja a preservação da vida e a agilidade no restabelecimento do tráfego.
