Notícias

18/12/2025

Autopista Fernão Dias realiza operação especial para atender mais de 4,6 milhões de veículos no período de festas de fim de ano

54185591744_d84ef047b2_k (1)

Operação conta com profissionais das concessionárias atuando em parceria com a

Polícia Rodoviária Federal

Pouso Alegre, 18 de dezembro de 2025 – Os períodos de festas de fim de ano e de férias de verão estão entre os mais movimentados nas rodovias. Com expectativa de que mais de 4,6 milhões de veículos circulem nas vias sob sua gestão entre os dias 19 de dezembro e 4 de janeiro, a Autopista Fernão Dias reforça ações operacionais em parceria com as polícias rodoviárias Federal e Estadual.

A concessionárias atuará com operação especial, envolvendo profissionais e viaturas posicionados em pontos estratégicos das estradas, em horários de maior fluxo, além dos serviços rotineiros, como inspeção de tráfego, socorro mecânico com guincho e atendimento pré-hospitalar prestados 24h por dia aos usuários.

Cabe destacar que motoristas e passageiros têm à disposição diversos postos SAU (Serviço de Atendimento aos Usuários), que disponibilizam sanitários e bebedouro, localizados ao longo dos 562 quilômetros de rodovias administrados pela companhia nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

O monitoramento das rodovias é realizado por câmeras instaladas ao longo do trecho e coordenado por profissionais dos Centros de Controle e Segurança Operacional (CCSO), que trabalham em turnos para garantir a fiscalização também 24h por dia.

Atendimento via whatsapp - Chatbot

Neste ano, a Arteris traz uma novidade aos usuários: atendimento também pelo whatsapp. O chatbot, acessível pelo número (16) 3969-8491, funciona 24h por dia para ampliar os canais de atendimento e agilizar as solicitações de serviços, uma vez que é possível compartilhar a localização exata pela plataforma, além de reforçar a segurança nas estradas.

A ferramenta online permite ao usuário solicitar, sem custo adicional, assistência de forma rápida e intuitiva para diversas situações, como, por exemplo, apoio na pista em casos de panes mecânica e elétrica, atendimento pré-hospitalar em casos de acidente, alerta de objeto ou animal na pista, etc.

Para fazer o acionamento dos serviços via Whatsapp, o usuário deve estar parado em local seguro ou solicitar que as mensagens sejam enviadas por outro ocupante do veículo que não estiver dirigindo no momento. Nunca use o celular ao volante.

Viagem segura: responsabilidade de todos

A Arteris alerta sobre a importância deste e de outros comportamentos seguros nas rodovias para a redução de acidentes e fatalidades nesta época - e em todos os outros dias do ano também.

A companhia atua na educação dos usuários por meio de ações permanentes, como os Programas Viva, e também de campanhas especiais, como as mobilizações “Chega! Imprudência

no trânsito mata” e “Afaste-se”, que buscam sensibilizar o público sobre os impactos que os comportamentos irresponsáveis ao volante podem causar tanto na vida de quem utiliza as rodovias quanto na de quem trabalha nelas.

“A segurança viária é responsabilidade de todos. Cada atitude imprudente ao volante coloca em risco não apenas a vida do condutor, mas também a de terceiros e dos profissionais que trabalham diariamente para garantir viagens seguras. No dia 19 de dezembro, acontece o Dia D pela Vida nas rodovias, uma mobilização nacional para reforçar comportamentos seguros no trânsito. A mensagem deste ano é clara: se for dirigir, não utilize o celular”, ressalta Edivaldo Braga, gerente de operações da Arteris Fernão Dias

Na rodovia, uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e jamais dirigir usando o celular ou se tiver ingerido bebida alcoólica são atitudes que salvam vidas.

Facilidades de pagamento e horários de pico

Para dar mais agilidade e fluidez nas praças de pedágio, a Autopista Fernão Dias oferece diversas opções modernas de pagamento:

  • Tecnologia de aproximação (NFC): Para cartão de débito, celulares e smartwatches.
  • Pagamento tradicional: Tags (como Sem Parar, ConectCar, etc.), dinheiro e cheque no valor da tarifa.

Para acompanhar as condições do tráfego em tempo real, os usuários podem acessar o perfil oficial das concessionárias no X (antigo Twitter) ou ligar pelos telefones 0800 283 0381, disponíveis 24 horas por dia. A recomendação é planejar a viagem para evitar os horários de maior concentração de veículos na via.

Confira abaixo o fluxo de veículos esperado e os horários de maior concentração, com a recomendação de planejar a viagem para evitar esses períodos:

19/dez                 12h às 20h

20/dez                 6h às 13h

21/dez                 9h às 12h

22/dez                 07h às 12h

23/dez                 07h às 12h

24/dez                 07h às 12h

25/dez                 Fluxo baixo

26/dez                 08h às 12h

27/dez                 08h às 12h

28/dez                 08h às 12h

29/dez                 08h às 12h

30/dez                 12h às 20h

31/dez                 08h às 12h

01/jan                  Fluxo baixo

02/jan                  08h às 12h

03/jan                  08h às 12h

04/jan                  12h às 20h

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Cristiane Lima (35) 99829-9504