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27/05/2025

Arteris ViaPaulista reforça ações com caminhoneiros e alerta sobre os riscos da falta de revisão nos freios

Arteris ViaPaulista reforça ações com caminhoneiros e alerta sobre os riscos da falta de revisão nos freios

Maio Amarelo: gestora de rodovias alerta para a importância da manutenção preventiva visando reduzir acidentes; construção de estruturas de descanso e ações de conscientização em parceria com a PMRv ajudam a reforçar os cuidados

Ribeirão Preto, 27 de maio de 2025 – Com foco na segurança dos motoristas e na prevenção de acidentes, a Arteris ViaPaulista intensifica, durante o Maio Amarelo, as ações voltadas a caminhoneiros (as) com o principal alerta sobre os riscos da falta de manutenção preventiva dos sistemas de freio, problema que ainda aparece com frequência nas abordagens realizadas em parceria com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), e representam um problema recorrente nas rodovias.

Um levantamento interno indica que na área sob gestão da Arteris ViaPaulista, em 2024, foram ao menos 27 acidentes registrados relacionados diretamente à falta ou problema nos freios, ocasionando 11 feridos. Desse total, 22 ocorrências envolveram veículos pesados e de grande porte, a maioria carregado com mercadorias.

No dia 14 de abril, um colaborador terceiro foi atropelado por um caminhão que invadiu uma área sinalizada na qual era realizado um serviço de reparo em pavimento, na Rodovia Cândido Portinari, km 328, em Jardinópolis. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O trecho em que ele e equipe atuavam estava devidamente sinalizado, com dispositivos de segurança em conformidade com as normas vigentes, mas segundo o motorista que invadiu a área o caminhão teria apresentado problemas nos freios.

“O problema do freio não é apenas técnico, é humano. Muitos acidentes com veículos pesados poderiam ser evitados com a manutenção preventiva, responsabilidade no transporte de carga e atenção às orientações de segurança, principalmente, aos limites de velocidade”, destaca Marcelo Sato Mizusaki, superintendente do Núcleo de Operações da Arteris.

A estatística demonstra que caminhões que operam sob peso adicional podem estar mais suscetíveis a problemas mecânicos, seja por desgaste acelerado do sistema de freios, manutenção inadequada ou até mesmo sobrecarga. Além disso, considerando que esses veículos costumam percorrer longas distâncias e enfrentar condições variadas de estrada, a necessidade de inspeções frequentes e padrões rigorosos de segurança se torna ainda mais evidente para evitar acidentes graves.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, somente em 2024 foram fiscalizados mais de 1,67 milhão de veículos de carga e 79 mil ônibus. Desses, mais de 23 mil caminhões, 13 mil semirreboques e 1,2 mil ônibus foram recolhidos por estarem em condições inadequadas de circulação. No ano passado, problemas com o freio dos veículos ocasionaram 282 acidentes, segundo a PRF, com 266 pessoas feridas e 19 mortas.

“Gambiarras” que colocam vidas em risco

Além da ausência de manutenção preventiva, os policiais frequentemente identificam adaptações perigosas — conhecidas como “gambiarras” — feitas pelos motoristas no sistema de freios. Essas práticas incluem:

  • Anulação do sistema ABS, que impede o travamento das rodas em freadas bruscas, aumentando o risco de derrapagens e tombamentos;
  • Desativação de válvulas de segurança, responsáveis por bloquear a circulação do veículo em caso de falha no freio de emergência;
  • Uso de arames, pedaços de madeira e até chinelos para substituir peças danificadas nos freios;
  • Remoção de fusíveis que sinalizam falhas no painel, para evitar alertas de manutenção.

Essas ações, muitas vezes, motivadas pela tentativa de reduzir custos ou manter o veículo em operação, expõem motoristas, colaboradores das concessionárias e todos os demais usuários das rodovias a riscos extremos, principalmente, em trechos de serra, onde a frenagem eficiente é vital.

Durante essas fiscalizações, agentes relatam que também encontra outros tipos de problemas, como desgaste excessivo de lonas e pastilhas, vazamentos de ar no sistema pneumático, falha no balanceamento das rodas e, em casos extremos, ausência completa de peças essenciais ao funcionamento dos freios. Em muitos casos, os defeitos estão relacionados à falta de manutenção preventiva ou à sobrecarga nos veículos, o que acelera o desgaste dos sistemas mecânicos.

“Segurança viária vai além da direção defensiva. O estado do veículo, especialmente, quando falamos de caminhões, é determinante para salvar vidas. Por isso, trabalhamos em várias frentes: fiscalização, orientação e infraestrutura adequada”, reforça o porta-voz.

Mais que fiscalização: estrutura e orientação para salvar vidas

A Arteris atua ativamente para reduzir os impactos desse tipo de conduta por meio de ações educativas e infraestrutura de apoio. Um exemplo é o Serra Segura, do Programa Viva, realizado em conjunto com o policiamento rodoviário, que realiza inspeções detalhadas em freios, faróis, tacógrafos e outros itens essenciais, em trechos de serra.

Outro pilar importante são as estruturas para o descanso adequado dos caminhoneiros durante as viagens. A Arteris ViaPaulista mantém duas Áreas de Descanso para Caminhoneiros (ADCs) da SP-255, em Taquarituba e Bocaina, no interior de São Paulo. Todas as estruturas oferecem vestiários masculino, feminino e acessível, com chuveiro, monitoramento por câmeras 24h, vagas para estacionamento, sala de convivência e espaço seguro para os caminhoneiros descansarem — fator essencial na prevenção de acidentes causados pela fadiga.

Usuário ainda é peça-chave na equação da segurança

Apesar dos investimentos em segurança e tecnologia, a Arteris reforça que o comportamento humano ainda é determinante para evitar acidentes. “A estrutura está à disposição, mas sem manutenção adequada e responsabilidade na direção, continuaremos convivendo com riscos evitáveis. É por isso que o Maio Amarelo é tão importante: ele nos lembra que salvar vidas depende de todos”, finaliza o porta-voz.

Neste Maio Amarelo, a Arteris reforça o compromisso com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, mote definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o ano de 2025, promovendo ações coordenadas com autoridades e intensificando os programas permanentes de educação nos 3.200 km de rodovias que administra no país.

  • Foto da Área de Descanso para Caminhoneiros na SP-255
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