Notícias
27/01/2026
Arteris ViaPaulista investe na proteção da fauna e conservação ambiental com uso de monitoramento por vídeo
As estruturas são direcionadas à fauna terrestre, aquática e semiaquática, incluindo mamíferos, répteis e algumas espécies de aves
A Arteris ViaPaulista alia o desenvolvimento e expansão dos negócios com a conservação e preservação da fauna ao longo das rodovias sob concessão. Obras são realizadas, mas observando requisitos ambientais e legais. Atualmente, 21 passagens de fauna estão em operação, em municípios como Araraquara, Guatapará, Jau e Barra Bonita, oito novas em construção ao longo da SP-255 e SP-318 e 52 previstas no total, considerando todo o período de concessão.
As estruturas são direcionadas à fauna terrestre, aquática e semiaquática, incluindo mamíferos, répteis e algumas espécies de aves. As passagens são utilizadas principalmente por espécies que ocorrem na malha administrada, como gambá, capivara, mão-pelada (da família dos guaxinins), tatus, lobo-guará, cotia, tamanduá-bandeira, gato-do-mato, teiú, entre outros. Há estruturas do tipo bueiro, ponte e túnel.
Atualmente, é realizado o monitoramento por vídeo em oito passagens de fauna localizadas no trecho viário que recebe a obra duplicação da SP-318, entre São Carlos e Rincão. Ainda no primeiro trimestre de 2026 serão iniciados os monitoramentos em passagens localizadas na região de Jaú e Barra Bonita, na SP-255, no trecho que está sendo duplicado, entre o km 180 e 237 – que terá um total de 27 passagens construídas.
O monitoramento contínuo de fauna será realizado em toda a malha viária, com armadilhas fotográficas com sensores de movimento que detectam a passagem do animal e realizam o registro, permitindo o acompanhamento da fauna e o ajustamento de ações quando necessário. Com isso, garante-se que os animais possam transitar com segurança, reduzindo riscos de atropelamentos e promovendo a manutenção dos habitats naturais.
As passagens de fauna são estruturas de mitigação previstas em licenciamento e voltadas, principalmente, para a conservação da fauna silvestre.
Nas obras de duplicação da SP-255 (Rodovia Antônio Machado Sant’Anna), km 48 ao 77, entregue em julho de 2025, foram implantadas, ao todo, 6 passagens inferiores e 1 passagem superior, sendo que todas contam com as cercas direcionadoras de fauna, bem como os passadiços onde é considerado necessário.
- Lebre

- Seriema

- Tatu-galinha

- passagem de fauna