Notícias

17/12/2025

Arteris realiza operação especial para atender mais de 13,7 milhões de veículos no período de festas de fim de ano

Operação conta com profissionais das concessionárias atuando em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual e Federal

Os períodos de festas de fim de ano e de férias de verão estão entre os mais movimentados nas rodovias. Com expectativa de que mais de 13,7 milhões de veículos circulem nas vias sob sua gestão entre os dias 19 de dezembro e 5 de janeiro, a Arteris reforça ações operacionais em parceria com as polícias rodoviárias Federal e Estadual.

As sete concessionárias do grupo atuarão com operação especial, envolvendo profissionais e viaturas posicionados em pontos estratégicos das estradas, em horários de maior fluxo, além dos serviços rotineiros, como inspeção de tráfego, socorro mecânico com guincho e atendimento pré-hospitalar prestados 24h por dia aos usuários.

Cabe destacar que motoristas e passageiros têm à disposição diversos postos SAU (Serviço de Atendimento aos Usuários), que disponibilizam sanitários e bebedouro, localizados ao longo dos 3,2 mil quilômetros de rodovias administrados pela companhia nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

O monitoramento das rodovias é realizado por câmeras instaladas ao longo do trecho e coordenado por profissionais dos Centros de Controle e Segurança Operacional (CCSO), que trabalham em turnos para garantir a fiscalização também 24h por dia.

Atendimento via whatsapp

Neste ano, a Arteris traz uma novidade aos usuários: atendimento também pelo whatsapp. O chatbot, acessível pelo número (16) 3969-8491, funciona 24h por dia para ampliar os canais de atendimento e agilizar as solicitações de serviços, uma vez que é possível compartilhar a localização exata pela plataforma, além de reforçar a segurança nas estradas.

A ferramenta online permite ao usuário solicitar, sem custo adicional, assistência de forma rápida e intuitiva para diversas situações, como, por exemplo, apoio na pista em casos de panes mecânica e elétrica, atendimento pré-hospitalar em casos de acidente, alerta de objeto ou animal na pista, etc.

Para fazer o acionamento dos serviços via Whatsapp, o usuário deve estar parado em local seguro ou solicitar que as mensagens sejam enviadas por outro ocupante do veículo que não estiver dirigindo no momento. Nunca use o celular ao volante.

Viagem segura: responsabilidade de todos

A Arteris alerta sobre a importância deste e de outros comportamentos seguros nas rodovias para a redução de acidentes e fatalidades nesta época - e em todos os outros dias do ano também.

"Trabalhamos 24h por dia, o ano todo, para proporcionar segurança aos condutores e passageiros que utilizam as nossas rodovias, além de fluidez no tráfego. Mas precisamos também da conscientização de todos os usuários. Dirigir com responsabilidade é fundamental para preservarmos vidas no trânsito e isso precisa fazer parte da rotina de todos”, reforça Marcelo Sato Mizusaki, superintendente de Núcleo de Operações da Arteris.

A companhia atua na educação dos usuários por meio de ações permanentes, como os Programas Viva, e também de campanhas especiais, como as mobilizações “Chega! Imprudência

no trânsito mata” e “Afaste-se”, que buscam sensibilizar o público sobre os impactos que os comportamentos irresponsáveis ao volante podem causar tanto na vida de quem utiliza as rodovias quanto na de quem trabalha nelas.

"Cada vez que um motorista tem uma atitude imprudente, ele está colocando em risco a sua vida e a de terceiros. Entre os grupos de risco estão os profissionais que dedicam seu tempo para que todos tenham uma boa viagem. Nosso apelo é direto, pois a segurança de quem está na pista depende da consciência coletiva", explica Marcos Carneiro, superintendente de Segurança do Trabalho da Arteris.

Na rodovia, uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade e jamais dirigir usando o celular ou se tiver ingerido bebida alcoólica são atitudes que salvam vidas.

Facilidade de pagamento e horários de pico

Todas as praças de pedágio da Arteris possuem a modalidade de pagamento de tarifa por aproximação na função débito, disponível nas cabines manuais e nas cabines de autoatendimento para usuários de carros e motos, instaladas nas rodovias federais sob concessão da companhia e no trecho administrado pela ViaPaulista, no interior de São Paulo.

Ainda na esteira da inovação, as concessionárias Arteris responsáveis pela BR-116, BR-376 e BR-101, entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC), e pela BR-381, entre Guarulhos (SP) e Pouso Alegre (MG), oferecem o serviço Sem Parar Pay, que permite que os usuários paguem a tarifa de pedágio apenas com a utilização do Bluetooth do smartphone.

Para acompanhar as condições do tráfego em tempo real, os usuários podem acessar o perfil oficial das concessionárias no X (antigo Twitter) ou ligar pelos telefones 0800, disponíveis 24 horas por dia. A recomendação é planejar a viagem para evitar os horários de maior concentração de veículos na via.