Notícias

13/05/2023

Arteris promove ação para motociclistas em Itapema

12 de maio de 2023 – Na última quarta-feira (10), equipes da Arteris Litoral Sul em parceria com a Polícia Rodoviária Federal realizaram uma ação da campanha “Viva Motociclista”, no posto de fiscalização da PRF situado no km 143 da BR-101/SC, em Itapema. A ação faz parte do cronograma de atividades do Maio Amarelo, e tem como foco a orientação sobre direção defensiva, manutenção preventiva e responsabilidade no trânsito. No total 52 pessoas foram abordadas, 48 motos fiscalizadas, 4 multas aplicadas e 33 antenas anti-cerol instaladas.

A concessão da Arteris Litoral Sul é composta pela BR-101/SC (trecho entre Palhoça/SC e Garuva/SC), BR-376/PR (de Guaratuba/PR à São José dos Pinhais/PR) e BR-116/PR - Contorno Leste.  Em 2022 foram registrados 2222 acidentes ao longo da concessão, sendo 201 ocorrências envolvendo quedas de motocicletas, o que corresponde a 9% do total.

Aqueles que utilizam motocicletas, principalmente em rodovias de alto fluxo, estão mais expostos que os usuários de outros veículos (carros, vans, caminhões e carretas). Por isso, a fim de evitar um acidente mais grave, cabe ao motociclista ter precaução e evitar altas velocidades, respeitando a velocidade da via e as cilindradas da moto. Também é expressamente recomendado utilizar um capacete com selo do INMETRO, devidamente afivelado no queixo, para evitar que o mesmo saia da cabeça em caso de quedas.

As manutenções preventivas, como troca de óleo, freios e pneus, são primordiais para a segurança. O sistema elétrico também é um ponto de atenção, pois o não funcionamento de faróis pode causar um acidente, além de gerar multa ao condutor. Inclusive, seja dia ou noite, o condutor deve manter acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa.

Em dias de chuva, os condutores devem ter atenção redobrada e manter uma distância maior dos veículos, para que a frenagem possa ser feita com margem de segurança. 

Além disso, evitar andar em “corredores” diminui significativamente o risco de acidentes. Alguns veículos mais altos possuem pontos cegos, e com isso um acidente grave pode acontecer em uma mudança de faixa ou até mesmo no deslocamento de ar.

Outra dica é não utilizar celular durante a condução da moto. Caso o condutor tenha que utilizar o telefone, é recomendado que procure um local seguro para isso, pois um segundo de desatenção pode ser fatal.

As ações do Maio Amarelo da Arteris Litoral Sul podem ser acompanhadas pelo site oficial da Arteris – www.arteris.com.br - na seção “Fique por dentro” e também pelo Twitter @Arteris_ALS, além dos perfis da Arteris no Instagram, Facebook e LinkedIn. Para informações ou solicitações de serviços ao usuário, basta ligar para 0800 725 1771, que funciona 24 horas por dia.