Notícias

24/10/2025

Arteris Litoral Sul inaugura sistema de automação do Túnel do Morro do Boi na BR-101 em Balneário Camboriú

Um investimento de R$ 36 milhões que traz mais tecnologia e segurança aos usuários

A Arteris Litoral Sul inaugurou nesta quinta-feira (23) o novo sistema de automação e modernização do Túnel do Morro do Boi, localizado no km 141 da BR-101, em Balneário Camboriú. O projeto, que faz parte do processo de retrofit dos sistemas e equipamentos que compõem a estrutura, representa um marco em tecnologia e segurança viária na região.

O evento contou com representantes da ANTT, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Balneário Camboriú, Guarda Municipal, Defesa Civil, além de empresas que participaram da obra e colaboradores Arteris.

Inaugurado em 1998, e passado à gestão da Arteris em 2008, o Túnel do Morro do Boi passou por melhorias constantes ao longo dos anos, sempre com foco na segurança viária. Sua estrutura possui 1.007 metros de extensão, com duas faixas de rolamento, acostamento e passarela para pedestres e ciclistas. A modernização do túnel é fundamental para garantir maior fluidez no tráfego e segurança no trecho de serra entre Itapema e Balneário Camboriú – e agora ganha uma nova fase de operação, totalmente automatizada e integrada.

O retrofit, iniciado há pouco mais de dois anos, promoveu uma atualização completa dos sistemas de ventilação, iluminação, energia, monitoramento, combate a incêndio e comunicação de emergência, além da implantação de um sistema de supervisão e controle (SCADA) que permite o gerenciamento em tempo real de todas as operações do túnel.

Entre os principais números do projeto, destacam-se:

  • Duração da obra: 2 anos e 3 meses
  • Mais de 30 empresas envolvidas
  • 550 equipamentos instalados
  • 35 trabalhadores por dia no pico das atividades
  • Investimento total em torno de R$ 36 milhões
  • Zero acidentes de trabalho

O sistema de automação do túnel inclui 19 câmeras fixas embarcadas com Inteligência Artificial, 4 câmeras móveis todas com IA, 8 jato-ventiladores de 110 kW cada, sensores de temperatura e qualidade do ar, 18 callboxs, telefones de emergência que podem ser utilizados pelos usuários, 18 hidrantes, além de geradores de energia a diesel capazes de manter todos os sistemas vitais em funcionamento em caso de falta de energia.

Com o novo sistema, o Túnel do Morro do Boi passa a operar com monitoramento integrado com o Centro de Controle Operacional, automatizando as respostas automáticas a ocorrências, garantindo ainda mais segurança aos usuários e eficiência na gestão operacional da rodovia.

“A automação do Túnel do Morro do Boi representa um avanço importante na segurança e na tecnologia de operação da BR-101. Esse investimento reforça o compromisso da Arteris Litoral Sul em oferecer uma infraestrutura moderna, segura e confiável aos motoristas”, destaca Cesar Sass, diretor superintendente da concessionária.

DJI_20251023080532_0155_D