Notícias
02/10/2019
Arteris Litoral Sul doa mais quatro cadeiras de rodas para Associação de Voluntários do Hospital Infantil de Florianópolis (Avos)

Voluntários da Avos arrecadaram cerca de 400 quilos de lacres de latinhas para trocar por cadeira de rodas na campanha Lacre Amigo Arteris
Joinville, 2 de outubro. A equipe de operações da Arteris Litoral Sul realizou a doação de mais quatro cadeiras de rodas para a Avos (Associação de Voluntário de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão) em Florianópolis-SC, na segunda-feira, 30, por meio da campanha Lacre Amigo. Os voluntários da Associação envolveram toda a comunidade da região para arrecadar 560 garrafas pet cheias de lacres de latinhas nos últimos 18 meses. Na segunda-feira, chegou então o momento de receber as cadeiras, que serão utilizadas por pacientes do hospital atendidos pela associação.
A Avos é uma instituição atendida pelo projeto Lacre Amigo Arteris desde 2017 – e, a cada ano que passa, a campanha cresce entre apoiadores do hospital. “Mobilizamos muitos parceiros para arrecadarmos lacres. Estudantes de universidades, alunos dos centros de educação infantil, familiares de pacientes e instituições como o Lions Clube – que nos ajudou com 200 garrafas. Muita gente contribuiu – recebemos lacres até de Cuiabá-MT”, explica Cleonice Veiga, voluntária da Avos. A entidade é formada por cerca de 80 voluntários, e tem atuação no atendimento às crianças internadas ou em tratamento do Hospital Joana de Gusmão, estendendo também a assistência aos familiares.
As cadeiras serão utilizadas pelos voluntários no dia a dia de acolhimento aos pacientes, como no deslocamento deles após as sessões de quimioterapia. Além disso, a Avos também realiza o empréstimo das cadeiras para pacientes que recebem alta, mas que ainda possuem necessidade do equipamento. De 2017 até agora, já são sete doações de cadeiras de rodas providenciadas pela campanha da Arteris para a Avos.
A doação de cadeiras de rodas é viabilizada por meio da campanha Lacre Amigo Arteris – iniciada em 2012 – e que conta hoje com 63 postos de coleta no trecho administrado pela Litoral Sul. A cada 140 garrafas pets cheias de lacres (90Kg) arrecadadas pela campanha, uma cadeira de rodas é doada para as instituições beneficentes cadastradas. A concessionária atua na operação logística da iniciativa, providenciando a troca dos lacres (alumínio) por cadeiras de rodas. Somente neste ano, 24 cadeiras de rodas já foram doadas – com um total de 202 cadeiras doadas desde 2012.
“Nossa equipe de operações dá uma grande atenção para viabilizar a parte logística de toda a campanha. Envolvemos os colaboradores para coletar material e fazer as entregas das cadeiras, sempre com muita atenção aos parceiros. E o resultado de tudo isso é muito emocionante – principalmente no momento da entrega das cadeiras. A partir de um material reciclável estamos fazendo o bem para a vida das pessoas, trazendo para todos os envolvidos um sentimento de gratidão”, avalia Mario Ribeiro, coordenador de operações da Litoral Sul.