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16/12/2025

Arteris lança chatbot no WhatsApp para reforçar atendimentos a usuários nas rodovias

Acessível 24h por dia pelo WhatsApp (16) 3969-8491, nova ferramenta amplia apoio a motoristas que utilizam os 3,2 mil quilômetros administrados pela companhia

São Paulo, 16 de dezembro de 2025 – Motoristas que utilizam as rodovias administradas pela Arteris, uma das principais gestoras do setor no Brasil, passam a contar agora com um novo e eficiente canal online para solicitar assistência gratuita na estrada: o chatbot Arteris. Acessível pelo WhatsApp (16) 3969-8491, a ferramenta foi desenvolvida para ampliar os canais de atendimento aos usuários e agilizar as solicitações de serviços, uma vez que o usuário consegue compartilhar sua localização exata pela plataforma, além de reforçar a segurança nas estradas.

O lançamento do novo serviço, que funciona 24h por dia, sete dias por semana, ocorre estrategicamente em dezembro, período caracterizado pelo aumento no fluxo de veículos devido às férias escolares, feriados de Natal e Ano Novo, e início do verão, para reforçar os atendimentos, garantindo ainda mais agilidade nas respostas às solicitações.

"O chatbot chega para reforçar a nossa capacidade de resposta. Ao simplificar e acelerar a solicitação de atendimento, nosso foco primário é reduzir o tempo de exposição do usuário na pista – fator crucial para a prevenção de acidentes e garantia de segurança nas rodovias", afirma Marcelo Sato Mizusaki, superintendente do Núcleo de Operações da Arteris.

O chatbot Arteris possui uma completa integração à estrutura operacional da companhia: a solicitação realizada via WhatsApp, que já compartilha também a localização do usuário na rodovia, é recebida pela equipe do 0800 da companhia, que aciona imediatamente o Centro de Controle e Segurança Operacional (CCSO). Por sua vez, o CCSO é responsável por coordenar e enviar as equipes especializadas que atuam em campo - entre elas, profissionais de viaturas de inspeção, guinchos e ambulâncias treinados para lidar com ocorrências diversas.

"O compartilhamento da localização do usuário via chatbot permite que a equipe do CCSO envie o recurso mais próximo ao local onde eles está, com a máxima precisão e agilidade, visando o pronto atendimento da ocorrência”, complementa Sato.

A nova plataforma disponibiliza ainda atendimento acessível a deficientes auditivos, em situações em que há necessidade também de interação telefônica com a equipe do 0800.

Como utilizar

A ferramenta permite ao usuário solicitar, sem custo adicional, assistência de forma rápida e intuitiva para diversas situações, como:

● Apoio na pista em casos de panes mecânica e elétrica, pneu furado, remoção de guincho, etc

● Atendimento pré-hospitalar em casos de acidente

● Alerta de objeto ou animal na pista

Para utilizar o novo sistema de atendimento, o usuário deve:

  1. Salvar o número (16) 3969-8491 nos contatos do seu celular
  2. Iniciar uma conversa por WhatsApp com este contato, desde que esteja parado em local seguro. Nunca use o celular enquanto estiver dirigindo.
  3. Selecionar a opção de atendimento desejada no menu e seguir as orientações da plataforma. É necessário compartilhar também a localização para seguir com o atendimento online.

A Arteris reforça que dirigir manuseando o celular é infração gravíssima de trânsito, com punição prevista no CTB, e coloca em risco a segurança do próprio motorista e dos outros usuários nas rodovias, além de provocar acidentes e mortes no trânsito. Para fazer o acionamento dos serviços via Whatsapp, o usuário deve estar parado em local seguro ou solicitar que as mensagens sejam enviadas por outro ocupante do veículo que não estiver dirigindo no momento.

Inovação alinhada à agenda ESG

A iniciativa reforça o compromisso da Arteris com a inovação tecnológica e a excelência operacional, consolidando a companhia como referência em gestão e segurança viária, que é um dos pilares estratégicos da companhia, integrado à Agenda ESG e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), por meio do ODS 3 (Saúde e Bem-estar), norteando ações nos 3.200 quilômetros de rodovias que a Arteris administra em SP, MG, RJ, SC e PR, por meio de sete concessionárias.

A atuação da empresa na área da segurança é integrada e baseada em estudos técnicos, pesquisas de comportamento, análise de tráfego, mapeamento de acidentes e aplicação de novas tecnologias. Cada concessionária possui seu próprio Plano de Redução de Acidentes (PRA), elaborado pelo Grupo Estratégico de Redução de Acidentes Rodoviários (Gerar) e estruturado em três pilares:

  • Engenharia: obras e projetos de infraestrutura que incluem duplicações, áreas de escape, melhorias na aderência do pavimento, reforços de sinalização e implantação de dispositivos de segurança;
  • Operações e tecnologia: monitoramento, reforço de equipes em períodos de alto fluxo, apoio a ações de fiscalização e organização de simulados;

Educação: campanhas permanentes, como os Programas Viva, que conscientizam motoristas e passageiros sobre atitudes seguras no trânsito. Somente no ano passado, mais de 118 mil pessoas foram orientadas durante as ações educativas.

Além disso, tecnologias de monitoramento com inteligência artificial e parcerias com o policiamento rodoviário ajudam a coibir condutas imprudentes nas estradas. A Arteris reforça que a responsabilidade pela segurança no trânsito é compartilhada e faz um apelo para que os usuários mantenham o foco, respeitem os limites de velocidade e as demais leis de trânsito para evitar acidentes e fatalidades nas rodovias.