Notícias
18/09/2025
Arteris Fluminense realiza simulado de acidente com produto perigoso em Casimiro de Abreu

Exercício visa integrar a equipe de Operações da Concessionária com os demais órgãos envolvidos em atendimentos à ocorrência
Niterói, 18 de setembro de 2025. Iniciando a programação oficial da Semana Nacional do Trânsito, a Arteris Fluminense realizou na última quarta-feira (17) um Simulado de Atendimento a Acidente Envolvendo Produto Perigoso, em Casimiro de Abreu, km 205 da BR-101, sentido norte. O objetivo da ação foi reunir especialistas, integrar e avaliar a capacidade de resposta das equipes em ocorrências dessa natureza, garantindo a segurança dos usuários, a integridade física dos profissionais e o restabelecimento da fluidez do tráfego de forma ordenada e segura.

O cenário simulou um engavetamento envolvendo dois veículos: caminhão tanque transportando 20 mil litros de hipoclorito sódio, com um pequeno vazamento decorrente da colisão, e um veículo com três ocupantes - motorista sem cinto, ejetado, em óbito; vítima grave e vítima presa nas ferragens. A simulação real evidenciou todas as etapas do fluxo de atendimento, iniciando com o recebimento da primeira ligação pela equipe do Centro de Controle e Segurança Operacional. Na sequência, foram acionadas as equipes de resposta, com a chegada da primeira viatura ao local, a sinalização adequada da área e a avaliação dos riscos para liberação da atuação. Após essa análise, foi realizado o resgate das vítimas, seguido da eliminação de riscos remanescentes e, por fim, a liberação segura do trecho
“Nosso trabalho diário envolve o atendimento a acidentes com rapidez e segurança e o exercício de simulado é uma ação voltada para o treinamento das equipes operacionais da empresa, possibilitando, com realismo, a prática indicada para diferentes tipos de atendimento. Alinhamos e repassamos critérios importantes como tempo de resposta para o atendimento, sinalização, integração das equipes envolvidas e os procedimentos adotados”, comentou Simone Cardozo, gerente de Operações da concessionária.
Participaram do simulado as equipes de Operações da Arteris Fluminense, São Francisco Resgate, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal, Grupo de soluções ambientais Ambipar, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Defesa Civil e Felka Transportes.

Um dos destaques foi a participação do helicóptero da PRF, que otimizou a presença dos peritos para a liberação da vítima em óbito. Outro destaque foi o robô “STW Response” para combate a incêndios, capaz de substituir até dez brigadistas em operações de combate a incêndios, operando por até 10 horas e suportando temperaturas extremas, o que permite o acesso a locais de difícil acesso para humanos.
“Eventos simulados são importantes para termos maior sinergia entre nossas equipes que atuam em ocorrências envolvendo produto perigoso. A simulação de acidentes reforça nosso compromisso de salvar vidas por meio da segurança viária”, completa o diretor-superintendente a Arteris Fluminense Helvécio Tamm.




A concessionária reforça seu compromisso com a promoção da segurança viária e lembra que os usuários podem entrar em contato pelo 0800 282 0101 para solicitar atendimento ou obter informações sobre as condições da rodovia.