Notícias
16/07/2024
Arteris Fluminense e PRF orientam 94 motoristas sobre o uso do cinto de segurança na BR-101/RJ
Realizada no posto de fiscalização da PRF em Rio Bonito, a ação também distribuiu 215 cartilhas de segurança para motoristas e passageiros

A campanha Tô de Cinto, Tô Seguro, ação educativa realizada pela Arteris Fluminense, orientou 94 motoristas e passageiros nesta segunda-feira, 15 de julho, no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-101/RJ, em Rio Bonito. A ação integrou a programação da Operação Férias Seguras, em prol da redução de acidentes e fatalidades no trânsito, e contou com a parceria da PRF, que contribuiu na conscientização de motoristas e passageiros.
As equipes abordaram ônibus, vans e carros de passeio para verificar se todos os ocupantes estavam de cinto e orientar sobre a necessidade desse equipamento. Mais de 210 cartilhas de segurança e 115 sacolinhas de câmbio foram distribuídas. Dados do Governo Federal apontam que o uso correto do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo pode reduzir em até 70% as mortes e lesões graves.

A Arteris Fluminense realiza monitoramentos constantes sobre a utilização do cinto de segurança no trecho entre Niterói e Campos dos Goytacazes. Somente em 2023, cerca de 35% das fatalidades envolvendo veículos na BR-101/RJ não utilizavam o cinto de segurança. A adesão deste equipamento de segurança ainda é desafio após 25 anos de obrigatoriedade. O descumprimento da lei gera multa e infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, com perda de cinco pontos na CNH.