Notícias
01/12/2023
Arteris Fernão Dias realiza simulado de Plano de Contingência nas praças de pedágio

Em casos adversos, uma praça de pedágio ficar sem sistema de cobrança nas vias, sendo necessário realizar o Plano de Contingência
Alguns fatores como incêndio, queda de energia e desastre natural podem deixar uma praça de pedágio inoperante por horas. E para saber lidar com essas situações adversas, a operação conta com um ‘Plano de Contingência’. Entre os dias 13 e 22 novembro foi realizado um simulado prático de contingência de queda de energia em todas as vias de cobrança das praças de pedágio da Fernão Dias. Os colaboradores colocaram em prática o aprendizado teórico que é garantir a sua segurança e dos usuários, além de otimizar o fluxo de veículos e a arrecadação da receita da empresa.
“Nossa missão é criar os melhores caminhos para preservar a vida em movimento. A intenção deste simulado é de capacitar a equipes das praças de pedágio a estarem aptas a atendem com agilidade, eficiência e segurança quando houve uma queda de todos os sistemas”, explica o gerente de Operações, Edivaldo Braga.

Sobre o Simulado
Ao iniciar o treinamento, os semáforos de marquises ficaram vermelho e foi suspensa a cobrança sistêmica na praça. Neste momento, a equipe iniciou a cobrança manual sem sistema de arrecadação, onde os operadores em apoio de pista realizaram a sinalização para fechamento das vias automáticas, direcionando o fluxo de maneira segura para as cabines onde os operadores conseguiram atender e receber a tarifa dos usuários. Outros colaboradores se posicionaram atrás das cancelas para fazer as devidas anotações e garantir a receita em conciliação do trânsito ao CCA.
