Notícias
02/09/2025
Arteris capacita 455 professores da rede pública em nova Jornada de Inovação Pedagógica
Capacitação on-line reuniu 455 professores de 165 cidades e apresentou novas ferramentas digitais, como concurso de inovação pedagógica, podcasts, jogos em áudio e revista em quadrinhos sobre segurança no trânsito e cidadania planetária

São Paulo, 2 de setembro de 2025 - A Arteris, especialista em gestão de rodovias, promoveu mais uma edição da Jornada de Inovação Pedagógica com a capacitação de 455 professores da rede pública de ensino em temas como trânsito seguro e cidadania planetária. O evento, realizado em ambiente 100% online nos dias 25, 26 e 29 de agosto, faz parte dos programas de educação Projeto Escola e Viva Meio Ambiente, desenvolvidos há quase 25 anos pela companhia.
A ação buscou fortalecer o papel dos educadores como agentes de transformação ao levar para as salas de aula conteúdos personalizados sobre segurança viária e consciência ambiental. O formato digital ampliou o alcance da jornada e permitiu que todos os docentes das escolas participantes pudessem integrar a capacitação, e não apenas representantes de grupos maiores, como ocorre em encontros presenciais.
Após a capacitação, o objetivo é transportar todo o conteúdo compartilhado às salas de aula por meio de um modelo híbrido de ensino intitulado de Experiências Plurais de Educação (PLEX), método alinhado com as metas preconizadas pela Agenda ESG da Arteris. Parte disso é a disponibilização de mais de 100 recursos pedagógicos tecnológicos, além de outros materiais didáticos, para ser adaptado à diferentes disciplinas e graus de escolaridade.
“O PLEX é uma metodologia criada especialmente para a Arteris ainda antes da pandemia e que nos ajuda a promover a fluência digital, cognitiva, criativa e comportamental dos alunos. Isso nos permite trabalhar de maneira mais interativa, sensorial e emocional, um verdadeiro laboratório de experiências e preparo para a vida real”, explica Maria José Finardi, coordenadora de Responsabilidade Social da Arteris.
A redução de acidentes e mortes no trânsito é uma prioridade da companhia que vai além das responsabilidades dentro dos perímetros da malha viária. E é com essa visão que a empresa acredita que a educação seja a forma mais poderosa de construir um presente e um futuro seguro. “É por isso que investimos há tanto tempo em programas como o Projeto Escola, que visa transformar vidas, um valor inegociável desde o início que assumiu o primeiro contrato de concessão”, afirma Finardi.
Durante a mais recente jornada, os professores tiveram acesso a novas ferramentas digitais, entre elas:
- “Concurso de Inovação Pedagógica”, que estimula projetos criativos em sala de aula;
- “Super Podcasts”, com contação de histórias para diferentes faixas etárias;
- Jogos de detetives em áudio, para reforçar conceitos de trânsito seguro;
- Uma nova revista em quadrinhos, com histórias sobre trânsito e meio ambiente.
O acompanhamento das atividades seguirá ao longo do ano por meio da Plataforma de Sustentabilidade, onde os professores registram práticas e compartilham resultados.
Projeto Escola e Viva Meio Ambiente
O Projeto Escola e o Viva Meio Ambiente são iniciativas que também contribuem com um dos principais valores da Arteris: a preservação da vida. Em quase 25 anos de história, os programas Projeto Escola e Viva Meio Ambiente já impactaram 1.279 escolas e mais de 500 mil alunos em 165 cidades. O trabalho de capacitação e conscientização já formou mais de 30 mil professores.
Essas ações estão alinhadas às metas que a companhia pactuou voluntariamente, principalmente à promoção dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; e ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
As iniciativas de conscientização sobre segurança viária da Arteris, juntamente aos mais de R$37 bilhões investidos em obras, ajudaram a reduzir em 51% as fatalidades entre 2010 e 2020, atingindo a meta da ONU para um trânsito mais seguro. A empresa renovou esse compromisso para a década de 2020/2030, período em que busca reduzir outros 50% do número de acidentes.