Notícias
21/01/2022
Ações reforçam combate à Hanseníase junto a colaboradores da Arteris Intervias e usuários das rodovias

Araras, 21 de janeiro de 2022. A Arteris Intervias apoia a campanha Janeiro Roxo, que marca o mês de conscientização sobre a Hanseníase. Até o dia 31, os PMVs (Painéis de Mensagem Variável) do trecho administrado pela concessionária exibem mensagens que reforçam a importância do diagnóstico precoce, fortalecendo a ação junto aos usuários das rodovias.
Já para os colaboradores da concessionária, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) preparou um conteúdo especial com informações sobre a Hanseníase, as formas de contágio, os principais sinais que merecem atenção e onde buscar diagnóstico e tratamento adequados. Equipes de todos os turnos participam dessa dinâmica.
A Comissão também gravou um vídeo com o médico dermatologista Rafael Crippa, do Ambulatório de Hanseníase de Araras, que será exibido nas trocas de turno e traz orientações sobre a doença.
A Hanseníase tem cura e tratamento gratuito na rede pública de saúde, mas ainda está longe de ser erradicada. O Brasil é o segundo país com mais casos da doença (atrás apenas da Índia) e se tornou, recentemente, o primeiro no ranking mundial em taxa de detecção - maior percentual de novos diagnósticos em relação à população.
“Nós, da CIPA, temos a segurança como uma das prioridades dentro do ambiente de trabalho, mas também nos preocupamos com a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Por isso, participamos de campanhas como essa, que ampliam a conscientização não só dentro da concessionária como fora dela também, já que os colaboradores difundem esses conhecimentos junto aos seus familiares e amigos”, explica Fernando da Luz, gerente de Operações e presidente da CIPA da Arteris Intervias.
A campanha da Arteris Intervias também apoia uma série de ações promovidas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).