Imprensa

Turismo e viagem

Régis Bittencourt

Embu das Artes/SP

Conheça Embu das Artes/SP
Embu das Artes tem atrações para todos os gostos. Conhecido pela famosa feira de arte e artesanato, realizada desde a década de 1960, o município de Embu das Artes recebe milhares de visitantes todos os fins de semana em busca de arte, cultura, lazer e boa gastronomia. Casa do Artesão reúne milhares de trabalhos produzidos pelos profissionais da região.

Possui um Centro Histórico que, em meio a ateliês e tantas lojas, divide o espaço com construções antigas como a igreja Nossa Senhora do Rosário, que se transformou no Museu de Arte Sacra. Já no memorial e acervo do artista Tadakiyo Sakai, a atração conta com diversas peças produzidas por ele. O espaço inclui também a Capela de Santa Cruz, o Cruzeiro da Paz e um pátio que sedia variada programação de eventos.

Como chegar: Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), acesso pelos quilômetros 279 e 282.

Planalto Sul

Santa Catarina

Lages é a maior cidade em extensão de Santa Catarina, formada por montanhas, campos, vales e rios, Lages é o maior munícipio em extensão de Santa Catarina. Com população estimada em 180 mil habitantes está em franco crescimento e figura entre 10 principais economias do Estado, segundo IBGE 2010. Conhecida nacionalmente como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão. Anualmente mais de 900 mil turistas visitam a cidade, percorrendo fazendas e pontos turísticos, conforme mostra os resultados da pesquisa feita pela Secretaria de Turismo.

É comum ver famílias inteiras passeando sem preocupação à noite, tamanha é a sensação de tranquilidade e segurança. O munícipio possui ampla estrutura para receber os turistas e é referência macrorregional nas áreas de Saúde, Educação, Logística e Comércio.

Fernão Dias

Monte Verde

Conheça Monte Verde
Para os amantes do clima frio e temperaturas amenas, cidades do interior de Minas são ótimas opções para os turistas. Uma delas é Monte Verde, que está situada  a uma altitude de 1.600 metros e é distrito do município de Camanducaia (MG). O local é cercado pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e fica a cerca de 166 km de São Paulo (SP). O dia em Monte Verde é cheio de opções. Na avenida principal há fábrica de cerveja, de geleias a base de frutas e outras iguarias, como pimenta. Os passeios turísticos da vila incluem desde visitas pela área rural, onde o turista passa por fazendas históricas e cidades vizinhas, como Joanópolis (SP), Gonçalves (MG), São Francisco Xavier (SP) e paradas em cachoeiras e picos. Para quem está à procura de adrenalina, trilhas, cavalgadas e montanhismo são algumas das opções de entretenimento.

Autovias

Brodowski (SP)

O Museu Casa de Portinari está localizado em Brodowski (SP), a 300 quilômetros da capital paulista. O lugar guarda a atmosfera do interior. Envolta por árvores frondosas e jardins no quintal, com janelas abertas para a praça da Capela de Santo Antônio, o espaço abriga um importante legado de Cândido Portinari (1903-1962), o maior e mais reconhecido artista plástico brasileiro. Além de conhecer uma coleção de desenhos e o trabalho em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera, nas paredes da casa, com, principalmente, uma temática sacra, é possível ao visitante ter acesso ao pintor de forma mais particular a partir da mostra de objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família. Alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições. São ao todo 360 peças, que revelam aos poucos a essência do artista, que também escrevia poesias. O espaço ainda conta com uma Linha do Tempo, uma maquete digital que mostra o trabalho de restauração e a ampliação feitas no local. O público ainda pode se divertir com jogos interativos. É uma visita única, que explica como as raízes do pintor e a construção de toda sua identidade artística tiveram a influência de sua infância simples e como elas permaneceram vivas em toda sua obra. Afinal, ele fez questão de manter o vínculo com sua cidade natal – Brodowski tem 22 mil habitantes e, hoje, recebe turistas de toda parte do Brasil e do mundo.

Museu Casa de Portinari.
Entrada: Gratuita.
Aberto: De terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas, e às quartas-feiras, das 9 às 20 horas.
Fechado: Às segundas-feiras.
Local: Praça Cândido Portinari, 298 – Brodowski (SP).
Informações e agendamento de visitas de escolas: (16) 3664-4284.
Fonte: www.museucasadeportinari.org.br.

Litoral Sul

54 km de Florianópolis

Dica de Turismo

Um Paraíso chamado Governador Celso Ramos

Quem viaja pela BR-101 tem a oportunidade de conhecer as mais de 40 praias de Governador Celso Ramos. A 54 km de Florianópolis, a cidade é considerada a nova fronteira turística de Santa Catarina, por seu cenário paradisíaco, com ilhas, morros, colônia de golfinhos e locais intocados. Com 13,8 mil habitantes, na grande maioria pescadores, o município atrai pelo seu ritmo tranquilo, vivenciado pelos nativos. Em Governador Celso Ramos, a dica é ir de carro para conhecer praia a praia.  Em algumas o acesso se dá por meio de trilhas. Os grandes hotéis e pousadas ficam localizados na parte central da cidade. Quem valoriza cultura e história, deve ir à Capela Nossa Senhora da Piedade, à Ilha de Inhatomirim, onde foi construída a Fortaleza de Santa Cruz e à vila dos pescadores, Armação da Piedade.

Vista da Baía dos Golfinhos em Governador Celso Ramos – Foto/Divulgação/Prefeitura

Fluminense

Norte Fluminense

Localizado no Norte Fluminense, o parque Nacional da Restinga de Jurubatiba possui 44 quilômetros de praias e 18 lagoas costeiras de rara beleza e de grande interesse ecológico. Com cerca de 15 mil hectares de área, abrange os municípios de Quissamã, Carapebus e Macaé, cidades que podem ser acessadas nos km 125, km 138 e km 144 da BR-101 RJ Norte, respectivamente. VISITE O PARQUE NACIONAL DA RESTINGA DE JURUBATIBA

Acessada nos km 125, km 138 e km 144 da BR-101 RJ Norte, respectivamente.