Campanhas nas rodovias

Para levar a conscientização viária a pedestres, ciclistas e motociclistas e estimular o comportamento seguro desse público, que representam mais de metade das mortes no trânsito no País, a Arteris desenvolve algumas ações e campanhas específicas.

O Passarela Viva visa incentivar pedestres e ciclistas a atravessar a rodovia somente nas passarelas disponíveis, com segurança.

Nos trechos de maior índice de acidentes envolvendo bicicletas, também é desenvolvido o Viva Ciclista. Além da distribuição de folhetos educativos e da orientação para o comportamento seguro, os ciclistas também recebem adesivos reflexivos para as bicicletas e informações sobre o uso de equipamentos de segurança, sinalização noturna e legislação referente ao trânsito de bicicletas.

No Viva Motociclista, realizado nos mesmos moldes, as ações educativas têm foco na promoção do uso correto de equipamentos de segurança e na orientação sobre como reduzir os riscos. Além disso, recebem orientação quanto à manutenção das motocicletas, adesivos refletivos (para a sinalização noturna) e instalação de antenas anticerol, entre outras.

Já o Saúde na Boleia é um programa voltado para a saúde, qualidade de vida e bem-estar que já beneficiou 100 mil caminhoneiros. Os profissionais recebem orientação médica sobre doenças crônicas, fazem avaliação física e exames preventivos de câncer bucal, cardiológicos e de sangue, além da medição da pressão arterial e da massa corpórea. O programa inclui também a vacinação contra febre amarela e hepatite B, além de orientação postural e de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.