As estratégias de gestão ambiental da Arteris visam minimizar os impactos negativos da operação, assegurar o cumprimento das normas legais e potencializar os efeitos positivos da presença da companhia. A preservação da flora e da fauna, a correta destinação dos resíduos e a racionalização no consumo de recursos naturais são os principais focos da atuação.

Com foco na preservação ambiental, todas as concessionárias do Grupo monitoram periodicamente as condições ambientais no entorno da rodovia, avaliando os dispositivos de drenagem, os corpos d´água e os taludes existentes e a situação das encostas. O objetivo é identificar precocemente qualquer processo erosivo ou de assoreamento e agir sobre ele, de modo a preservar o meio ambiente e evitar acidentes.

Na realização de obras, a Arteris busca otimizar os projetos para reduzir a perda de vegetação, e, sempre que ela acontece, realiza de forma sistemática o plantio compensatório definido legalmente, dando prioridade para áreas consideradas mais vulneráveis ou prioritárias, como margens de rios, entorno de nascentes, topos de morro e corredores ecológicos, que ligam fragmentos florestais e permitem a circulação de animais, por exemplo. O Grupo plantou cerca de 1,7 milhão de árvores.

Os resíduos coletados ao longo da faixa de domínio das concessionárias, nas praças de atendimento ao longo das rodovias e nas unidades administrativas são destinados de acordo com a norma legal. Para os materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, pneus e ressolagem de pneus, a companhia dá prioridade à reciclagem, e busca estabelecer parcerias com cooperativas de catadores e empresas que utilizam os materiais como matéria-prima em suas cadeias produtivas. Em 2014, quase 900 toneladas de resíduos recicláveis voltaram ao ciclo produtivo com correta destinação promovida pela Arteris.

Para a destinação dos resíduos contaminantes, como pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, a Arteris contrata empresas especializadas que garantem o tratamento do material antes do descarte, evitando os riscos de contaminação ao meio ambiente. Em 2014, a companhia destinou cerca de 2,3 mil lâmpadas fluorescentes e 4,7 toneladas de pilhas e baterias.

Por meio de campanhas de conscientização sobre o consumo de água e energia e da modernização paulatina das instalações, a Arteris também busca reduzir o impacto ambiental direto de suas operações.