A Arteris apoia projetos esportivos e culturais relevantes para as regiões de operação das suas controladas, com investimento anual de cerca de R$ 6 milhões via leis de incentivo.

Em 2014, em parceria inédita no setor, com o Instituto Tomie Ohtake, foi uma das patrocinadoras responsáveis por trazer ao Brasil a exposição Salvador Dalí - Uma Retrospectiva. Mais de 1,5 milhão de espectadores puderam apreciar as obras do artista plástico espanhol no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A Arteris realizou diversas ações e as mais marcantes envolveram sessões exclusivas para crianças carentes, idosos e pessoas com deficiência. Ao todo, foram beneficiadas 640 pessoas atendidas nas instituições parceiras. Monitores explicaram as obras e o papel de Salvador Dalí nas artes contemporâneas para despertar o interesse pelas artes plásticas.

Com foco na inclusão social, a Arteris patrocina desde 2010 o Projeto Kimono de Ouro, que promove o atendimento a crianças e jovens carentes, proporcionando atenção médica, psicológica, educacional e instrutiva. A equipe é formada por judocas que participam de estágios técnicos e de diversos campeonatos, tendo recebido medalhas do Circuito Mundial de Judô.

Com investimentos diretos da companhia, a Arteris realiza anualmente a Meia Maratona Arteris RioMafra, entre Rio Negro (PR) e Mafra (SC), e que em 2014 chegou à terceira edição. A companhia atuou ainda como parceira e patrocinadora de filmes, livros, orquestras e outras manifestações culturais que beneficiam as cidades atendidas pelas rodovias do Grupo.