• 30/09/2014 06:23:00

    Alunos de escolas públicas de Santa Rosa de Viterbo e Luiz Antônio farão ações pelo trânsito seguro

     

    O Projeto Escola Arteris, desenvolvido na região pela Autovias, promoverá diversas atividades comemorativas e de conscientização devido à Semana Nacional do Trânsito. Entre estas segunda e quinta-feira (de 22 a 25/09), estudantes de seis escolas da rede pública de ensino das cidades de Luiz Antônio e Santa Rosa de Viterbo, integrantes do programa, participarão de 13 ações entre passeatas, palestras e apresentações teatrais referentes ao tema. Ao todo, nos demais municípios atendidos, serão 88 ações em 22 instituições, envolvendo 564 educadores e 8.084 alunos.

     

     

    A Escola Estadual &ldquoSalustiano Lemos&rdquo, de Santa Rosa, desenvolverá a produção de quadrinhos sobre o trânsito na segunda-feira. Na sequência, ao longo da semana, haverá exibição do vídeo &ldquoPateta no Trânsito&rdquo (terça-feira), realização de paródias (quarta-feira) e trabalho com bloco de atividades (quinta-feira). Em Luiz Antônio, seis escolas &ndash entre elas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) &ldquoRoberto Brayn&rdquo e &ldquoProfa. Zilda Apparecida Marinho Seixas&rdquo e Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) &ldquoIgydio Rosatti&rdquo &ndash terão teatro com fantoches (segunda-feira), apresentação de danças (terça-feira) e palestra sobre trânsito seguro (quarta-feira).

     

    Todas as iniciativas foram pensadas pelos próprios educadores de acordo com a necessidade dos alunos. &ldquoQuando falamos em segurança do trânsito para o pedestre, muitas vezes isso é entendido como algo limitado à necessidade de as pessoas utilizarem a faixa de pedestre. Nós, entretanto, buscamos para nossas atividades uma visão mais abrangente, na qual os alunos sejam convidados e instigados a refletir e agir sobre o assunto&rdquo, explica Maria José Finardi, coordenadora corporativa do Projeto Escola Arteris.