• 13/01/2015 17:50:00

    Intervias participa de treinamento com equipe da ONU

    Profissionais da concessionária ministram treinamento de atendimento para militares atuantes em operações humanitárias. Ação faz parte de mais uma política de responsabilidade social corporativa da Arteris

     

    Profissionais da Intervias foram convidados para conhecer o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), órgão do exército responsável pela preparação de militares e civis, brasileiros e de nações parceiras, que devem ser enviados em missões de paz ao redor do mundo. Localizado no Rio de Janeiro, este centro integra o compromisso assumido pelo Brasil diante da Organização das Nações Unidas (ONU) em colaborar com ações pacificadoras em países que atravessam guerras civis ou outros tipos de crises internas.

     

     

    O convite foi feito pelo Major da Aeronáutica, Igor Cabral, que já participou de treinamentos na Intervias, e hoje serve ao CCOPAB. No total, cinco profissionais da concessionária estiveram presentes na base militar, sendo dois enfermeiros, um técnico de enfermagem, um motorista de ambulância e um dos responsáveis pela coordenação médica da Intervias.

     

     

    Eles participaram do apoio a uma instrução de 1º socorros e abordaram questões teóricas sobre atendimento a vítimas traumatizadas, múltiplas vítimas, ataques de animais peçonhentos e suporte básico de vida. Também foram feitas simulações para treinamento prático de RCP (ressuscitação cardio-pulmonar), imobilização com colar cervical e prancha longa, além da retirada rápida de vítimas traumatizadas de veículos. A plateia era composta por 15 oficiais superiores, entre membros do exército, marinha, aeronáutica e polícia militar.

     

     

    "Ficamos muito contentes pela forma e respeito como fomos recebidos na CCOPAB. É interessante fazer essa troca sobre atendimentos em rodovias e em situações de extremo risco, como países em guerras civis. Já estamos considerando a ideia de incluir outras concessionárias da Arteris nesses treinamentos, como forma de aprimorar nossas práticas sustentáveis e políticas de responsabilidade social", afirma Maria Michielin, Diretora Jurídica e de Responsabilidade Social e Ambiental Corporativa do grupo.

     

     

    No total, o Brasil já participou de mais de 30 missões da ONU no exterior, sendo que cerca de 27 mil militares já foram enviados a outros países. No momento, 1.743 militares brasileiros das três Forças participam de nove missões de paz em países como Líbano, Costa do Marfim e Haiti. Nesse último caso, as forças brasileiras ajudam na reconstrução da nação mais pobre das Américas que foi devastada por um terremoto em 2010.