Imprensa

O charme dos casarões do século XIX e vista para o mar:

23 de dezembro de 2019

#Guia de Verão: Tudo que você pode encontrar em um passeio pelo Centro Histórico de São José

O Sobrado da Família Gerlach onde funciona atualmente a biblioteca municipal

 

O Centro Histórico da cidade ganhou neste ano um trapiche com vista para o mar de tirar o fôlego e um visão especial do lado sul da Ilha de Florianópolis. No local onde desembarcaram os primeiros colonizadores de São José, os turistas são convidados para mergulhar na história da cidade. Um passeio gratuito e com fácil acesso para quem viaja pela BR-101, sentido litoral sul de Santa Catarina, pelas saídas do km 208 ou km 207.

Ao caminhar pelo trapiche – do sentido do mar para a calçada em terra, os turistas podem ir acompanhando através de pinturas e textos a linha de tempo do município. Uma forma didática e divertida de entender como a cidade deu seus primeiros passos quando ainda era conhecida como a Freguesia de São José da Terra Firme.

No Centro Histórico a paisagem difere e muito do grande fluxo de veículos da BR-101 ou do agito comercial do bairro Kobrasol, ali se torna mais íntima e aconchegante. Os casarões construídos no final do século XIX estão abertos para visitação e comportam hoje locais públicos. Um exemplo, é o Sobrado da Família Gerlach onde funciona atualmente a biblioteca municipal, que atrai a atenção por sua arquitetura luso-brasileira típica do Brasil colonial e imperial.

O teatro Adolpho Mello também acaba de ser reaberto após passar por uma restauração. No centro de tudo, uma praça e um coreto que lembram muito o cenário de Sucupira, livro de Dias Gomes. E para abençoar o cenário, surge imponente, logo acima da Praça Hercílio Luz, a Igreja Matriz de São José. Com piso original em madeira e artes sacras, é aberta para o público um pouco antes dos horários de missa às quartas e quintas-feiras às 19h30, sábados às 18h e domingos às 8h e 19h. No entorno há comércio, como bares e lanchonetes e ao segundo domingo do mês acontece ainda a Feira da Freguesia que reúne artesãos e comerciantes locais.

#GuiaDeVerão #Turismo #RoteiroDeViagem #Parada #SC



Mais noticias

Ver todas