Imprensa

Campanha com foco na saúde do caminhoneiro acontece nesta semana em Joinville-SC

25 de junho de 2019

Saúde na Boleia oferece consultas gratuitas com especialistas e serviços de bem-estar aos motoristas entre 25 e 27 de junho

Joinville, 25 de junho. Os cerca de 8 mil caminhoneiros que transitam por dia na BR-101 em Santa Catarina têm a oportunidade de fazer um check-up gratuito de saúde nesta semana, entre os dias 25 e 27 de junho, às margens da BR-101 em Joinville (km 25). Durante esse período, acontece a campanha Saúde na Boleia promovida pela Arteris a partir de um posto médico móvel com 250 m2montado no pátio do posto Rudnick.

 

O objetivo da concessionária é promover saúde e bem-estar junto a este público, que movimenta grande parte de toda a produção da região Sul do Brasil. Dessa forma, além de ofertar serviços médicos, a concessionária também aplica uma pesquisa de perfil durante a campanha – com objetivo de conhecer de perto os motoristas e também desenvolver cada vez mais campanhas assertivas em prol da segurança viária.

 

Os condutores que participarem do Saúde na Boleia terão acessos a exames básicos de saúde, teste de acuidade visual, consultas com Psicólogo, Dentista, Nutricionista e Fisioterapeuta, além de serviços sociais e de bem-estar, com quick-massage, corte de cabelo, orientação profissional e recomendações sobre prevenção de acidentes.

 

Somente em 2018, o Saúde na Boleia Arteris atendeu 3.176 caminhoneiros nas regiões de atuação do grupo. E o perfil dos condutores identificado pela campanha reforça a necessidade de estímulo a prática de hábitos saudáveis junto aos condutores. Entre os motoristas atendidos, 79% possuem glicemia alta, enquanto que 34% estão obesos e 33% apresentam sobrepeso.

 

Aspectos relacionados a jornada também preocupam a companhia, visto que 29% ficam foram de casa cerca de 20 dias por mês, 20% utilizam algum tipo de anfetamina e 13% estão na faixa mais alta na Escala de Sonolência Epworth, o que indica um risco 70% maio de sofrer acidente automobilístico.

 

 

Perfil dos Condutores Atendidos pela Campanha Saúde na Boleia Arteris em 2018:

 

Amostra:

  • 176 caminhoneiros atendidos
  • 642 exames realizados
  • Mais de 918 vacinas aplicadas

 

Problemas relacionados com sono e jornadas excessiva:

  • 29,67% ficam fora de casa cerca de 20 dias em um mês
  • 2,19% enfrentam uma jornada de mais de 18 horas no trânsito
  • 52,50% dormem no próprio caminhão
  • 2,80% ficam hospedados em hotéis na rotina de trabalho. 20,65% usam anfetamina (etilismo 2,95%, rebite 1,43%, tabagismo 16,27%)
  • 13,70% estão na faixa mais alta na Escala de Sonolência de Epworth, o que indica um risco 70% maior de sofrer acidente automobilístico.

 

É alta a incidência de problemas relacionados com alimentação de baixa qualidade:

  • 34,44% dos motoristas abordados estavam obesos e outros 33,72% apresentavam sobrepeso
  • 8,50% sofrem com hipertensão
  • 29,34% apresentam colesterol alto
  • 79,37% possuem glicemia alta
  • 32,46% registram triglicérides alta

 

Os acidentes de trabalho também fazem parte da rotina dos caminhoneiros:

  • O levantamento realizado pela Arteris aponta que 27,21% dos entrevistados já sofreram algum tipo de acidente nas estradas.

 

 

Serviço:

 

O quê: Campanha Saúde na Boleia

Quando: Entre 25 e 27 de junho, das 10h às 16h

Onde: Posto Rudnick em Joinville, km 25 da BR-101, nas margens da rodovia (pista norte).

Serviços gratuitos disponibilizados aos motoristas: Exames básicos de saúde, consulta médica com especialistas, quick-massage, corte de cabelo, orientação profissional e recomendações sobre prevenção de acidentes.



Mais noticias

Ver todas