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Arteris Fluminense avança com construção de terceira faixa no trecho Barreto – Manilha

7 de novembro de 2019

Planejamento prevê liberação de novas pistas na região entre Manilha e Guaxindiba a partir de janeiro de 2020

O segmento da BR-101 RJ/Norte entre a praça de pedágio e o Trevo de Manilha, na região entre São Gonçalo e Itaboraí, começa a ganhar uma nova cara. A Arteris Fluminense iniciou a pavimentação das novas pistas construídas onde antes existia o canteiro central. A concessionária prevê a liberação deste segmento na primeira quinzena de janeiro de 2020, ampliando a capacidade de tráfego em 50%. Mais à frente, entre a região do Apollo e Guaxindiba, máquinas e operários fazem o trabalho avançado de terraplanagem.

As obras fazem parte da ampliação do trecho da rodovia que liga Manilha ao Barreto. O projeto prevê a implantação de uma terceira faixa junto ao canteiro central no trecho de 23 quilômetros de rodovia em ambos os sentidos da via, totalizando 46 quilômetros de novas pistas.

“A liberação do tráfego de veículos para as novas pistas será feita conforme a conclusão dos segmentos, com todos os dispositivos de segurança implantados e iluminação em LED restabelecida. A intervenção é um grande desafio logístico e a operação foi planejada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal visando causar o menor impacto na fluidez da via, garantindo a circulação de veículos em duas faixas por sentido”, comenta Helvécio Tamm, diretor de operações da Arteris Fluminense.

Proteção aos trabalhadores e fluidez aos usuários

A segurança de usuários e trabalhadores é um dos pilares de atuação da companhia. Os canteiros de obras de ampliação do segmento Barreto-Manilha estão isolados por barreiras de concreto e contam com um trabalho de sinalização de operadores indicando a movimentação de caminhões, que transportam material pétreo para obra.

“Acreditamos que a modernização da BR-101/RJ é um passo importante na operação da rodovia e a obra promoverá melhor fluidez ao tráfego e condições ainda mais seguras aos usuários que fazem uso deste trecho, impactando diretamente, também, na economia e no turismo da região”, comenta Simone Cardozo, gerente de operações da Arteris Fluminense.

Novas frentes de trabalho

Como a obra é itinerante, uma nova equipe da concessionária trabalha na instalação de uma nova frente de trabalho na região entre os bairros de Guaxindiba e o Jardim Catarina, com a limpeza do canteiro central e remoção de interferências, como remanejamento da rede de fibra óptica e remoção de postes de iluminação, por exemplo.

A Arteris iniciou as obras de ampliação no último mês de abril, tão logo recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com investimentos de R$150 milhões, as intervenções – divididas em lotes com aproximadamente 5km de extensão cada – seguirão no sentido sul da rodovia até a chegar na Avenida do Contorno, em Niterói, em abril de 2021. Por esse trecho circulam diariamente cerca de 100 mil veículos.

“É nosso compromisso apoiar o desenvolvimento da infraestrutura viária do Rio de Janeiro, contribuindo com o esforço dos agentes públicos em aperfeiçoar questões relevantes da mobilidade, além de gerar empregos para as regiões onde acontecem as obras. A BR-101 tem um papel relevante sob o ponto de vista econômico na região, permitindo o acesso a uma região de importantes polos turísticos, além de conectar a capital com a região norte da costa litorânea do Estado e suas bacias petrolíferas”, finalizou Tamm.

Sobre a Arteris Fluminense

Os investimentos em infraestrutura realizados pela Arteris Fluminense em onze anos de concessão, completados em fevereiro de 2019, transformaram a BR-101 numa rodovia mais moderna e segura, o que colaborou com a redução em 60% o número o número de fatalidades na rodovia, superando a meta global da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018, com dois anos de antecedência.

Desde fevereiro de 2008, a Arteris Fluminense investiu R$3 bilhões em melhorias na infraestrutura nos 322 quilômetros da BR-101 RJ/Norte, no segmento sob sua administração entre a divisa RJ/ES, em Campos dos Goytacazes, e Niterói, em obras de melhorias, ampliação e construção de novos equipamentos – como a ampliação da Avenida do Contorno, duplicação de 126km de rodovia entre Campos dos Goytacazes e Rio Bonito, construção de 12 novos viadutos e 11 pontes, implantação de 36 novas passarelas, implantação de sistema de iluminação em LED de 29,7km entre Niterói e Itaboraí, entre outros.



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