Notícias

15/04/2024

Arteris ministra Jornada de Inovação Pedagógica para educadores públicos sobre trânsito humanizado e meio ambiente

Ação social fornece conhecimento, recursos tecnológicos e materiais didáticos para conscientizar estudantes sobre o exercício da cidadania

São Paulo, 15 de abril de 2024 - Investir em educação básica nas escolas públicas significa garantir um futuro com cidadãos mais conscientes de sua responsabilidade da vida em sociedade, o que inclui o trânsito e o meio ambiente. É por isso que a Arteris, uma das maiores gestoras de rodovias do Brasil, iniciou um novo ciclo da sua Jornada de Inovação Pedagógica onde 585 educadores da rede pública de ensino, agentes transformadores estarão presentes representando os mais de 30 mil educadores que participam do projeto.

Os cursos são promovidos gratuitamente pelo Projeto Escola e Viva Meio Ambiente, ambas iniciativas sociais da companhia criadas há 23 anos, e estão sendo ministrados pela coordenadora de Responsabilidade Social, Maria José Finardi, até 30 de abril. Na edição atual, participam representantes de escolas públicas municipais e estaduais onde há gestão das concessionárias Arteris nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Durante os treinamentos, educadores terão contato com estratégias sobre como reduzir acidentes e mortes no trânsito e efeitos negativos das atividades humanas sobre o meio ambiente. O objetivo é transportar tudo isso às salas de aula por meio de um modelo híbrido de ensino intitulado de Experiências Plurais de Educação, alinhado com as metas preconizadas pela Agenda ESG da Arteris. Por meio do projeto são disponibilizados mais de 100 recursos pedagógicos tecnológicos, além de outros materiais didáticos.

“O PLEX é uma metodologia criada especialmente para a Arteris ainda na pandemia e que nos ajuda a promover a fluência digital, cognitiva, criativa e comportamental dos alunos por meio de competências que são atemporais. É por isso que utilizamos cinco métodos de aprendizagem híbrida, ou seja, baseados em projetos, problemas, jogos em equipe. Isso nos permite trabalhar de maneira mais interativa, sensorial e emocional, um verdadeiro laboratório de experiências e preparo para a vida real”, explica Maria José Finardi, coordenadora de Responsabilidade Social da Arteris.

O Projeto Escola e o Viva Meio Ambiente são iniciativas que também contribuem com um dos principais valores da Arteris: a preservação da vida. Em mais de duas décadas, ambos alcançaram mais de 400 mil alunos e mais de 30 mil professores de mais de mil escolas das redes públicas de ensino municipal e estadual em 162 cidades de cinco estados brasileiros.

Essas ações estão alinhadas às metas que a companhia pactuou voluntariamente, principalmente à promoção dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: ODS 4 - Educação de Qualidade; ODS 10 - Redução das desigualdades; ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; e ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima.

As iniciativas de conscientização sobre segurança viária da Arteris, juntamente aos mais de R$37 bilhões investidos em obras, ajudaram a reduzir em 51% as fatalidades entre 2010 e 2020, atingindo a meta da ONU para um trânsito mais seguro. A concessionária renovou esse compromisso para a década de 2020/2030, período em que busca reduzir outros 50% do número de acidentes.